Foi realizada ás 19 horas desta segunda-feira, no Museu Municipal de São João Nepomuceno, o encerramento da campanha ” Julho Verde” de conscientização sobre o câncer bucal, realizada pela Secretaria de Saúde através do CEO – Centro de Especialidades em Odontologia do município. O evento contou com três palestras .Durante todo o mês, foram realizados, exames, palestras, orientações e campanhas nos postos de saúde, calçadão, etc.
Os palestrantes foram:
– Leda Filgueiras (Dentista do CEO);
– Rafael Alves Pereira (Bioquímico integrante do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF);
– Alessandra Aparecida Antunes (Assistente Social e referência técnica do tabagismo no município de Juiz de Fora).
Marcaram presença a diretora do Departamento Municipal de Odontologia, Renata Rocha,o prefeito municipal Ernandes José da Silva e o vereador Léo Oliveira. O público poderia ter sido maior face á importância do tema. Mas todos que compareceram saíram com certeza enriquecidos de informações.
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Leda disse que fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.
É possível descobrir o câncer de boca no início. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticas lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.
Alessandra Antunes alertou para o o tabagismo, que é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina, uma substância encontrada na folga do tabaco. Desta forma, o objetivo da palestra foi alertar a população sobre os malefícios causados pelo tabagismo em qualquer uma de suas forma e os benefícios obtidos ao parar de fumar.
Muito importante destacar o uso do cigarro eletrônico, que está sendo muito usado entre os jovens.
O uso de cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação de cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro. A iniciação do uso do cigarro convencional, a partir do uso do cigarro eletrônico, pode ser explicada pelo fato de que cigarros eletrônicos contendo nicotina podem levar à dependência dessa substância e à procura por outros produtos de tabaco.
Os cigarros eletrônicos expõem o organismo a uma variedade de elementos químicos gerados de formas diferentes. Uma pelo próprio dispositivo (nanopartículas de metal), a segunda tem relação direta com o processo de aquecimento ou vaporização, já que alguns produtos contidos no vapor de cigarros eletrônicos incluem carcinógenos conhecidos e substâncias citotóxicas, potencialmente causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares.
O uso constante e mais intensivo expõe a pessoa a lesões extensas e graves no tecido pulmonar, muitas delas irreversíveis. O crescimento expressivo do uso de dispositivos eletrônicos de fumar por adolescentes que tem sido observado, que são atraídos por dispositivos com design contemporâneo, falsamente propagandeados como inofensivos. Não há evidências conclusivas de pesquisas sem conflito de interesse (não financiadas pelas empresas de tabaco) de que eles são, de fato, produtos de risco reduzido.
Finalizando, Rafael Pereira aprofundou ainda mais sobre o câncer de cabeça e pescoço que engloba uma série de tumores malígnos que pode aparecer na boca, orofaringe, laringe( cordas vocais, nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita.
As causas mais frequentes são o tabagismo, etilismo, ( 80% dos casos ) e infecção pelo HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Tamb´´em são fatores associados a má higiene bucal e a desnutrição.
Reportagem Kadu Fontana