Faleceu na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, em Juiz de Fora (MG), aos 63 anos de idade, o padre Jurandir Márcio Rezende Coelho, pertencente ao clero da Diocese de Leopoldina.
Em nota, o bispo diocesano, dom Edson Oriolo, externou pesar a todo o clero, familiares e amigos do padre Jurandir. “Que neste dia, marcado pelo sentimento de consternação, possamos elevar um hino de gratidão a Deus por sua vida e ministério, colocados ao serviço de tantos, na pregação da Palavra, administração dos Sacramentos e na promoção humana. Seu testemunho de vida, sobretudo na adversidade da doença, seja um incentivo para todos que continuamos a nossa missão”, comentou.
continua após a publicidade
Ausente do país, em virtude da Visita Ad Limina Apostolorum, dom Edson Oriolo incumbiu ao vigário geral da Diocese de Leopoldina, monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, de organizar, juntamente com o administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Argirita (MG), terra natal do padre Jurandir, do funeral e sepultamento, de acordo com o entendimento da família.
Monsenhor Alexandre presidirá a Missa Exequial, agendada para a manhã desta sexta-feira (28), às 09h, na Igreja Matriz de Argirita, onde o corpo será velado, a partir das 14h desta quinta-feira (27). Após a Missa Exequial, acontecerá o sepultamento no Cemitério Público local.
Pe. Jurandir Márcio Rezende Coelho nasceu em Argirita (MG), no dia 15 de junho de 1959. É filho de Jorge Pereira Coelho e Maria Rezende Coelho. Fez os seus primeiros estudos em sua terra natal, na Escola Estadual Dr. Custódio Junqueira;
Também estudou na Escola Estadual Ercília Moreti, em Petrópolis (RJ), na quinta série e depois ingressou no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, onde concluiu o segundo grau e o curso de filosofia (1985-1987).
Iniciou seus estudos em teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (1988-1989), permanecendo no Rio de Janeiro (RJ) por dois anos, vindo a concluir o ensino superior em teologia no Seminário Santo Antônio de Juiz de Fora (MG) (1990-1991).
Como seminarista da Diocese de Petrópolis, no período de férias, realizou missões na Diocese de Leopoldina, em várias comunidades do território paroquial de Santo Antônio do Aventureiro, Angustura, o que ensejou o convite para que ingressasse nos quadros desta diocese.
MINISTÉRIOS: Catedral de São Sebastião, em 31 de agosto de 1990, por Dom Ricardo Pedro Chaves;
DIACONATO: Igreja Matriz de São Sebastião, em São Geraldo (MG), no dia 12 de novembro de 1990, por Dom Ricardo Pedro Chaves, vindo a exercer tal ministério concomitantemente nas paróquias de Argirita, Tebas, Santo Antônio do Aventureiro e Angustura;
PRESBITERADO: Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, em Argirita (MG), no dia 14 de julho de 1991, sendo o bispo ordenante Dom Ricardo Pedro Chaves;
continua após a publicidade
Vigário forâneo da Forania de Ubá (MG), entre 25/02/1993 e 23/03/1995
Prefeito municipal de Guiricema (MG), entre 2005 a 2008
Assessor eclesiásticos da Congregação Mariana
Assessor eclesiástico do Movimento Cursilhos de Cristandade (2010-2013)
Foi membro do Conselho presbiteral e do Colégio de consultores.
Fonte : Diocese de Leopoldina