Um caso grave de parada cardiorrespiratória quase tirou a vida de uma idosa de 76 anos de idade, nesta sexta-feira, 22 de outubro, em Cataguases MG (52 km de São João Nepomuceno). Ela foi salva graças ao esforço do médico cardiologista Evaristo Machado Neto e da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – formado pelo condutor socorrista Luiz Antônio Gonçalves e pela técnica de Enfermagem Suellen Oliveira Barbosa.
A mulher estava em um consultório médico, na região central de Cataguases, por volta das 10 horas, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe do SAMU foi chamada e ao chegar no local encontrou o médico Evaristo Neto atendendo a paciente com reanimação cardiopulmonar. Eles então utilizaram o cardioversor (aparelho que aplica uma breve descarga elétrica no coração) que compõe a Unidade Móvel do SAMU que levou a paciente recuperar a respiração e os demais sinais vitais.
continua após a publicidade
Logo após o procedimento bem sucedido a equipe do SAMU, acompanhada de Doutor Evaristo, levou a paciente ao Hospital de Cataguases onde foi recebida pelo enfermeiro Michelangelo Correia e sua equipe ficando sob os cuidados da médica Larissa Pereira Resende. Eles adotaram os procedimentos iniciais e estabilizaram a paciente que, até o fechamento desta matéria, aguardava para ser transferida.
De acordo com o condutor socorrista, Luiz Antônio, “este é um procedimento quase impossível reverter e mostra a importância de chamar o SAMU na hora certa porque ele pode sim salvar vidas”, afirmou. Ele também destacou o profissionalismo do doutor Evaristo “fundamental no pré-atendimento e possibilitou que, com a nossa chegada, a paciente fosse salva”, finalizou.
Fonte
Fonte : Site do Marcelo Lopes