A transição entre os meses de junho e julho será marcada pelo declínio acentuado da temperatura em algumas regiões do Sudeste brasileiro, incluindo Minas Gerais. A condição acontece devido ao avanço de frente fria vinda do Sul do país. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Juiz de Fora e Zona da Mata os dias mais frios tendem a ser na quarta e na quinta-feira.
De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, nesta terça (29), a temperatura máxima ainda sobe e chega aos 26 graus, acima dos 24,7 registrados em Juiz de Fora nesta segunda. A mínima segue na casa dos 12 graus, praticamente idêntica à marcação de 12,1 graus hoje.
continua após a publicidade
Já a partir desta quarta (30), há mudança brusca de cenário, principalmente em relação ao declínio da temperatura máxima. “A tendência é de que os termômetros não passem de 15 graus. O dia também deve ser marcado pela baixa sensação térmica, por conta da nebulosidade”, alerta a meteorologista, que também aponta para a possibilidade de pancadas de chuva.
O frio se intensifica na quinta (1º), com mínima em torno dos 9 graus e máxima de apenas 12,5 graus em Juiz de Fora.
Embora as medições, principalmente as máximas, sejam baixas para a região, Anete aponta que a condição pode ser ainda mais acentuada em outras áreas do estado, como Triângulo Mineiro e Sul. “A temperatura máxima irá reduzir (Zona da Mata), mas não será o frio bruto como em outros pontos”. Já para esta terça, algumas cidades do Triângulo, por exemplo, podem ter mínimas beirando 6 graus.
Além do Inmet, A Defesa Civil também alerta a população pelo frio que atingirá a região de Juiz de Fora nos próximos dias. Em mensagem de texto enviada pelo celular, o órgão destaca para a possibilidade de temperaturas em torno dos 7 graus a partir de meia-noite desta terça-feira, com previsão do quadro ser estendido por até 96h.
Fonte : Tribuna de Minas