A partir desta terça-feira, 30 de março, até o dia 05 de abril, Cataguases vai adotar “medidas urgentes de restrição”, conforme o novo decreto municipal (nº 5348-I) que acaba de ser assinado pelo Prefeito José Henriques e foi divulgado no começo da noite desta segunda-feira, 29. As atividades comerciais que trabalham com delivery vão poder funcionar neste período e as lojas terão que ficar com suas portas abaixadas e atendendo também pelo sistema de entrega em domicílio.
continua após a publicidade
De acordo com o decreto, as medidas são necessárias em função da ocupação de 100% dos leitos de UTI do Hospital de Cataguases; aumento significativo das taxas de infecção e mortalidade (média móvel) indicadas em estudo técnico realizado entre a 3ª e a 4ª semana do mês de março, e ao grande risco de desassistência médica no âmbito do Município de Cataguases, não apenas aos pacientes com Covid-19, mas também àqueles que demandam tratamento para outros problemas de saúde.
Deste modo, “ficam suspensos todos os serviços, comércios, atividades ou empreendimentos, públicos ou privados, nos termos deste decreto, a exceção das atividades que utilizam a modalidade delivery.” Aqui o texto refere-se a todas as atividades que não estão elencadas no Artigo 2º que segue transcrito abaixo. Além disso, está proibida a comercialização de bebida alcoólica e algumas atividades que são essenciais somente poderão funcionar por delivery, como açougue, padaria, quitanda. Supermercados continuam abertos, bem como postos de combustíveis mantendo o horário atual. As agências bancárias vão funcionar apenas os caixas eletrônicos.
Fonte : Site do Marcelo Lopes