O Portal RKF está atento a uma situação preocupante. Está havendo um impasse, uma divergência entre o HSJ- Hospital São João e a Rede de Urgência e Emergência -SAMU. Quando há necessidade de execução de cirurgia de urgência de pequena complexidade os médicos cirurgiões plantonistas da cidade ainda conseguem atender.
Porém, de acordo com o apurado pelo Portal RKF junto a um dos médicos cirurgiões e ao provedor Ronaldino Guarnieri Borges , quando existe um procedimento cirúrgico de alta complexidade e a vaga é requisitada na rede Urgência e Emergência , está havendo dificuldade e recusa na maioria das vezes pois a resposta é que o Hospital São João é Nível III .
O problema é na hora de transferir , após a avaliação do cirurgião de plantão, a Rede Urgência e Emergência alega que o hospital é nível 3 ou seja tem resolutividade para várias ocorrências cirúrgicas.
Como Hospital Geral de Urgência Nível III , o HSJ tem que manter plantão presencial 24 horas, no Pronto-Socorro, com médicos clínico e pediatra, enfermeiro e equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem, e plantão médico de especialidades como ginecologia obstétrica, cirurgia geral, ortopedista e anestesista
O Portal RKF apurou que alguns profissionais alegam não poderem arcar com a responsabilidade de fazer cirurgia em algum paciente de maior gravidade por questões de material, ausência de CTI no pós operatório, dentre outras situações .No hospital não existe UTI- Unidade de Terapia Intensiva .
As vagas estão sendo obtidas através de esforços dos próprios médicos, SMS- Secretaria Municipal de Saúde , HSJ ou por meio judicial. Existe o impasse e de acordo com informações do provedor, reuniões ( 02 esta semana) estão acontecendo para que este problema seríssimo seja contornado.
Porém até agora o impasse não foi solucionado. Os cirurgiões ainda estão atendendo os casos de menor complexidade.
continua após a publicidade
De acordo com Ronaldino o secretário de Saúde Plínio Furtado deverá ir a Juiz de Fora na próxima semana para tentar algum avanço para a solução deste imbróglio.
Aguardamos o desfecho da situação esperando em breve termos boas notícias. Por enquanto nada de concreto.
Reportagem Kadu Fontana