Consolidada no calendário cultural e turístico do Estado, a FliMinas – Festa Literária de Minas Gerais, entra em contagem regressiva para a sua quinta edição, marcada para ocorrer entre os dias 5 e 9 de setembro em Rio Novo. Mais uma vez o evento irá proporcionar ao público um amplo leque de atrações culturais, com renomados autores, apresentações de teatro, música, dança, além de exposições e oficinas das mais diversas.Com o tema “Encontro marcado com Fernando Sabino”, a FliMinas presta homenagem ao escritor e jornalista mineiro (1923 – 2004), reconhecido por sua importante contribuição à literatura brasileira por meio da vasta produção como autor e também como jornalista.
A qualidade dos autores convidados, o entusiasmo do público e a hospitalidade da cidade são alguns dos pontos fortes do evento. Com uma programação que reúne autores das mais variadas vertentes da literatura, a festa integra, nesta edição, mais de 150 atrações ocupando espaços diferentes em torno da charmosa Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges, eleita a segunda mais bonita de MG pelo portal Conheça Minas. Outra característica que torna a FliMinas única em todo o estado é a gratuidade ao público: nenhuma atração requer compra de ingresso, o que a torna acessível para todas as classes sociais.
A Associação Cavaleiros da Cultura, responsável pela execução da Festa, promete superar os vinte mil espectadores da edição passada e para isso, aposta, mais uma vez, em nomes de peso.
Sucesso de público em duas edições da FliMinas, Daniela Arbex retorna ao evento, desta vez acompanhada do também jornalista Marcelo Canellas para uma mesa redonda com o tema “O papel do jornalismo investigativo na construção da memória de um país”. O encontro está marcado para o dia 8 de setembro, sábado, a partir das 15 horas no Centro Cultural Profª. Maria Pinto.
Entre as pautas a serem discutidas está a investigação feita por Arbex sobre a tragédia da Boate Kiss, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul que completou cinco anos em 2018. “Todo dia a mesma noite – a história não contada da boate Kiss”, lançado em janeiro (Intrínseca), relembra o episódio e traz depoimentos de quem vivenciou a noite em que 242 pessoas morreram.
Os apaixonados pela história e pela literatura mineira poderão assistir a um bate-papo que contará com as presenças do jornalista e escritor Humberto Werneck, acompanhado pelos amigos também jornalistas Rogério Faria Tavares (cadeira n° 8 da Academia Mineira de Letras) e Angelo Oswaldo (atual Secretário de Estado de Cultura de MG) e que terá como tema central as sucessivas gerações literárias que surgiram em torno de jornais e revistas do estado. O Centro Cultural Profª. Maria Pinto será palco do encontro, marcado para o sábado, dia 8 de setembro, às 13 horas.
Os personagens da conversa serão autores de alto calibre, como Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Murilo Rubião, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Fernando Gabeira, Ivan Ângelo, Roberto Drummond e vários outros, que ajudaram a transformar Minas em um dos grandes centros da literatura nacional.
Com mais de 60 livros publicados e reconhecido nacionalmente, o ator, arte-educador, crítico e especialista em literatura infantil e juvenil Celso Sisto integra a programação da FliMinas em quatro momentos: no dia 7 de setembro, sexta-feira, às 14 horas, no Centro Cultural Profª. Maria Pinto, para contação de histórias; às 15 horas, no Espaço do Autor, para um bate-papo com o público e apresentação das obras; às 17h30, novamente no Centro Cultural, ministrando uma palestra sobre a arte de contar histórias; e, por fim, no sábado, às 13 horas, no saguão da Casa de Leitura para outra sessão de histórias.
Um dos mais renomados profissionais dedicados ao desenvolvimento humano, Valter Tamer é mais uma atração confirmada na FliMinas – Edição Fernando Sabino. A palestra “Comunicação e relações interpessoais” está marcada para o dia 6 de setembro, quinta-feira, às 14 horas no Centro Cultural Profª. Maria Pinto.
Psicanalista, coach, escritor, professor de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão empresarial e gestão de pessoas, especialista em dinâmicas de grupo, treinamentos de alto impacto, alta performance e autogestão, Tamer atua há 30 anos no desenvolvimento de pessoas e organizações.
Estreante na FliMinas, a Cia. Fofocas de Teatro apresentará dois espetáculos destinados ao público infantil. O primeiro, “Quando Caem as Folhas”, no dia 7 de setembro, às 19h30, no Centro Cultural Profª. Maria Pinto. Narra de forma suave e poética a vida e as peripécias de dois irmãos, Zezé e Totoca, que moram com seus pais em um povoado pacato e tranquilo. Vivendo entre passos e tropeços, sonhos e frustrações, os dois garotos tentam desbravar os mistérios da vida, envoltos pelo novo, estão sempre à procura de respostas. Buscando fuga do mundo real escondem-se dentre os caminhos da imaginação e volta e meia se chocam com personagens fantásticos.
O segundo espetáculo a ser apresentado pela companhia será “A Filha do Mar”. Com direção de Cláudio Severo e dramaturgia coletiva a peça traz referências de diversos seguimentos artísticos, tais como músicas, filmes e imagens.
Ainda para os pequenos, a FliMinas apresenta pela primeira vez em Rio Novo a banda Trupicada. Sucesso entre as crianças e apostando em um espetáculo que integra música, brincadeiras e contação de histórias, a trupe, composta por oito artistas da cidade de Juiz de Fora, apresenta um repertorio de canções autorais. O show será no dia 7 de setembro, às 16 horas, na Tenda Fernando Sabino.
Um dia antes, quinta-feira, a partir das 15 horas, a animação será por conta da banda Abracadabra. Nove crianças e adolescentes (dos 8 aos 19 anos) compõem o grupo com toda a alegria e energia necessárias para encantar o público infantil e, por que não, os adultos. A banda juiz-forana foi criada com o intuito de resgatar a magia da música infantil. No repertório, sucessos do Trem da Alegria, da Turma do Balão Mágico e de Raul Seixas.
Para os amantes da sétima arte, a FliMinas em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais apresenta mesa de debates com o tema “Produção e adaptação literária para o cinema”. A atração está marcada para o dia 8 de setembro, sábado, às 17 horas, no Centro Cultural Profª Maria Pinto e contará com a presença de parte da equipe de direção e produção do longa-metragem “O Menino No Espelho”, baseado no livro homônimo de Fernando Sabino. Além da mesa, o filme que teve as gravações concentradas nas cidades de Cataguases, Miraí e Leopoldina será exibido ao público. A trama mistura realidade, fantasia, aventura e humor para contar a história do menino que cria um clone imaginário para livrá-lo de tudo que acha chato.
Já as noites serão regadas a shows. Bandas consagradas como Lúdica Música!, Só Parênt, Parangolé Valvulado, ‘3, 2, ÚNICO’, Grupo Visceral, Ramon e Rozado, Daniel Monnerat e outros subirão ao palco da Tenda Fernando Sabino.
A FliMinas já homenageou Adélia Prado (2014), Ziraldo (2015), Guimarães Rosa (2016) e Carlos Drummond de Andrade (2017).
FONTE : GRUPO CULTURAL CAVALEIROS DA CULTURA .