Inmet altera previsão para fim de onda de calor; veja até quando vai durar

Ônibus é destruído pelo fogo em Rio Pomba MG
12/28/2025
Van da Secretaria de Saúde de Bicas capota na BR-267 quando retornava de JF
12/29/2025
Ônibus é destruído pelo fogo em Rio Pomba MG
12/28/2025
Van da Secretaria de Saúde de Bicas capota na BR-267 quando retornava de JF
12/29/2025
Exibir tudo

Inmet altera previsão para fim de onda de calor; veja até quando vai durar

A onda de calor que atinge quatro estados do Brasil deve terminar nesta quarta-feira (31). O alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) detalha o alívio nas temperaturas a partir do início da noite desta terça (30).

Classificada pela autoridade meteorológica como evento de “grande perigo”, a onda de calor que atingiu São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de extensas áreas do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, deve dispersar e trazer alívio para quem está nestas regiões.

 

continua após a publicidade

Entre as áreas mais afetadas e que poderão sentir uma breve queda nas temperaturas estão o Norte ParanaenseLeste de Mato Grosso do SulTriângulo MineiroRegião Metropolitana de CuritibaSul Espírito-santense, e a Região Metropolitana de São Paulo.

A capital paulista bateu recorde de calor sequencial entre sexta (26) e domingo (28). Os termômetros marcaram 37,2°C às 16h, na estação meteorológica do Mirante de Santana, neste domingo.

São Paulo registra aumento de 27% nos atendimentos por insolação e calor

Próximos dias

Na Região Sul, a semana será marcada por calor e períodos de sol, com elevação gradual das temperaturas. Ainda assim, a atuação de uma nova frente fria mantém a previsão de temporais de moderada a forte intensidade, sobretudo à tarde, no norte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

Na passagem do dia 31 para o dia 1º de janeiro de 2026, há chance de chuva fraca a moderada no litoral da região. Capitais como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba podem registrar pancadas isoladas.

No Sudeste, a semana terá sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde, que podem ocorrer na forma de temporais localmente fortes. O risco é maior no interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no interior e na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Durante o réveillon, o avanço de uma frente fria, aliado a condições favoráveis em níveis mais elevados da atmosfera, mantém a possibilidade de pancadas rápidas, principalmente entre a tarde e a noite.

Previsão do tempo: Especialista detalha como ficará o clima no verão 2026

No Centro-Oeste, o calor predomina ao longo da semana, com temperaturas máximas próximas ou acima dos 30°C nas capitais. A umidade disponível favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, típicas do verão.

Na virada do ano, a chuva tende a ser mais frequente em Goiás. Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter céu parcialmente nublado e menor probabilidade de chuva durante as celebrações.

Fonte: CNN

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!