
PM registra colisão entre dois automóveis em Rio Novo MG
11/28/2025
“O Caminho da Luz”: o Natal dos Bazés chega às plataformas
11/28/2025O Corpo de Bombeiros resgatou na tarde da quarta-feira 26 de novembro por volta das 17 horas, em Leopoldina, um filhote de garça-real que foi encontrado sozinho na Praça Félix Martins no centro daquela cidade.
A equipe foi acionada pela Guarda Civil Municipal. Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que se tratava de um filhote de garça aparentemente sem lesões e que não haviam outros animais da mesma espécie nas proximidades.
Seguindo protocolos, a equipe capturou o filhote e o encaminhou a uma clínica veterinária onde este foi avaliado pelo veterinário que confirmou tratar-se de um filhote de garça. O profissional disse que ele estava sem ferimentos aparentes e orientou que a ave fosse introduzida no seu habitat natural em uma área arborizada.
continua após a publicidade
Os bombeiros então foram até a área verde localizada nos fundos da Casa de Memórias de Leopoldina (antiga Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho) onde haviam outras garças. O filhote então foi solto com segurança e acolhido pelo grupo de aves.
A garça-real (Pilherodius pileatus) é uma garça de hábitos solitários encontrada do Panamá ao Paraguai, Bolívia e em grande parte do Brasil. Tal espécie mede cerca de 51-61 cm de comprimento, possuindo plumagem branco-amarelada, capuz negro e longas penas nucais brancas, região perioftálmica e base do bico azuis. Também é conhecida pelos nomes de acará, acaratimbó, acaratinga, garça-morena, garcinha e garça-de-cabeça-preta.
Fonte: Jornal O Vigilante Online

