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JF Sabor 2025 movimenta mais de R$ 1 milhão e premia participantes na terça (04/11)

A Abrasel Zona da Mata realiza, na próxima terça-feira, 4 de novembro, a cerimônia de encerramento e premiação do JF Sabor 2025 – Ouro de Minas, a partir das 19h, no Trade Hotel.
O evento vai revelar os três primeiros colocados em nove categorias, premiá-los com troféus e celebrar os resultados de uma edição que movimentou a gastronomia juiz-forana e gerou mais de R$ 1 milhão em faturamento total estimado.

As casas ainda disputam o “Troféu Equipe Nota 1000” que premia as três casas melhor avaliadas pelo público no quesito Atendimento. A equipe do primeiro colocado nesta disputa será premiada com um cheque de R$ 5 mil ofertado na parceria entre a Abrasel e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Similares, Turismo e Lavanderias de Juiz de Fora e Região (SINDECOHTUL).

Em sua 23ª edição, o festival reuniu 46 estabelecimentos e 51 receitas exclusivas, todas criadas a partir do desafio de utilizar um queijo mineiro e o queijo do patrocinador Sabor da Serra.
O JF Sabor foi realizado entre 19 de setembro e 26 de outubro, transformando Juiz de Fora em um verdadeiro roteiro de sabores e criatividade.

A presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, destaca que o uso do queijo mineiro como ingrediente obrigatório trouxe um desafio extra aos competidores. “O queijo é um elemento muito presente na cozinha mineira, e por isso surpreender o paladar se torna um desafio ainda maior. As casas aceitaram a proposta e apresentaram combinações incríveis. Agora é aguardar o resultado”, afirma.

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Avaliação e premiação

As receitas foram avaliadas por um júri técnico composto por 25 especialistas da área de gastronomia, sob coordenação da Faculdade EnsinE. Cada casa foi visitada e avaliada com base em critérios como criatividade e relevância cultural, harmonia de sabores e técnicas de cocção, apresentação e estética, aplicação dos ingredientes obrigatórios e uso do material de divulgação do festival.

O público também participou da escolha, votando nos quesitos Sabor e Apresentação. A soma
das notas do júri e dos consumidores definiu os vencedores.

Números que confirmam o sucesso

Durante os 38 dias de evento, foram comercializados 15.133 pratos, totalizando R$ 839.308,10 em vendas diretas. Considerando o consumo adicional de bebidas e outros produtos, o faturamento total estimado chega a R$ 1,05 milhão, segundo a Abrasel Zona da Mata.

Comparado à edição de 2024, o festival registrou crescimento de 11,28% nas vendas diretas, mesmo com uma duração menor (38 dias contra 45 no ano anterior). A receita média diária também aumentou de R$16.760,02 para R$ 21.087,05.

Além disso, o evento gerou 16 contratações diretas e um impacto positivo sobre o desempenho das casas:
• Em 63,3% das casas, houve aumento na frequência de clientes em até 40%;
• Em 82% das casas participantes houve acréscimo de até 20% no faturamento;
• Em 15% das casas, o aumento de faturamento ficou entre 20% e 40%;
• E em 28,8% dos estabelecimentos, houve crescimento no número de pedidos via delivery.

Mais que um festival: um movimento gastronômico

O JF Sabor reafirma o papel da Abrasel Zona da Mata como impulsionadora da gastronomia regional, unindo empreendedores, chefs e produtores locais em torno da valorização da culinária mineira. “Todos os participantes são vencedores e estão de parabéns: divulgaram suas marcas, criaram novas receitas, motivaram suas equipes e movimentaram o cenário gastronômico local.
Reafirmaram o festival como uma das maiores vitrines do que Juiz de Fora tem de melhor em sabor, talento e hospitalidade. Um movimento que valoriza nossos ingredientes e movimenta toda a cadeia produtiva”, comemora Francele Galil.

Portal RKF

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

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