
Tiro de Guerra de SJN arrecada mais de uma tonelada de alimentos para instituições
08/09/2025
Homem é preso em flagrante pela PM por tentativa de homicídio em Bicas.
08/10/2025Cataguases viveu, neste sábado, 9 de agosto, um exemplo inspirador de inclusão e cuidado humanizado na saúde. No Hospital de Cataguases, Amanda Vitória da Silva Felipe, 26 anos, natural de Itamarati de Minas e surda, deu à luz ao pequeno Nathan da Silva Dias — um bebê saudável, com 3,480 kg e 48 cm — em um parto marcado pela acessibilidade e atenção integral da equipe médica.
A jornada começou na tarde de sexta-feira (8), quando a bolsa de Amanda rompeu às 17h. Foram 15 horas de esforço, até que, com 7 cm de dilatação e após exame realizado pela médica plantonista do Pronto-Socorro, Doutora Roseane, detectou-se a necessidade de uma cesariana, garantindo a segurança da mãe e de seu filho. O parto foi feito com sucesso por uma equipe de profissionais dedicada, e o bebê recebeu os primeiros atendimentos da pediatra de plantão, Doutora Janaína.
continua após a publicidade
Durante todo o processo, Amanda contou com a presença fundamental da intérprete de Libras, Hilmara Miranda Gomes, que assegurou a comunicação plena entre paciente e equipe.

A medida, garantida por lei, mostrou na prática a importância de profissionais capacitados para atender pessoas com deficiência auditiva, respeitando seus direitos e necessidades.O momento do nascimento emocionou não só o pai da criança, Gustavo Dias Brim (foto ao lado), bem como todos que estavam na sala, evidenciando o comprometimento do Hospital de Cataguases em oferecer um ambiente seguro, acolhedor e acessível. A acessibilidade disponibilizada pelo Hospital foi essencial para que os pacientes recebessem atendimento digno e de qualidade.
Fonte: Site do Marcelo Lopes

