Grupo Energisa é homenageado no Congresso Nacional pelos seus 120 anos

PM prende foragido da justiça durante Operação Agrogerais em Rio Novo
05/27/2025
Estabelecimento comercial é alvo de roubo em Piraúba
05/28/2025
PM prende foragido da justiça durante Operação Agrogerais em Rio Novo
05/27/2025
Estabelecimento comercial é alvo de roubo em Piraúba
05/28/2025
Exibir tudo

Grupo Energisa é homenageado no Congresso Nacional pelos seus 120 anos

O Grupo Energisa foi homenageado nesta terça-feira (27/05), em uma sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal, em comemoração aos seus 120 anos de fundação. A cerimônia, proposta pela senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), destacou a contribuição histórica da companhia para o desenvolvimento do setor elétrico nacional — área estratégica para o crescimento econômico do país. 

 

Durante a solenidade, que reuniu parlamentares, representantes de entidades do setor e executivos da empresa, incluindo Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, o presidente de honra do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Botelho, relembrou a trajetória da companhia desde sua origem no interior de Minas Gerais, enfatizando o espírito empreendedor dos fundadores. 

continua após a publicidade

“Nosso lema – Trabalho, Competência e Honestidade – nos levou ao crescimento de uma pequena empresa, do interior de Minas Gerais a uma das maiores empresas de Energia do Brasil.  A essência inovadora e visionária que moveu os fundadores continua sendo o nosso DNA. Inovamos para continuar crescendo e levando o Brasil junto conosco, atendendo a mais de 8 milhões de clientes e empregando 17 mil colaboradores diretos e outros 7 mil indiretos”, disse Ivan Botelho. 

 

O CEO da companhia, Ricardo Botelho, ressaltou a importância da parceria com o poder público e o papel fundamental dos marcos legais e regulatórios para viabilizar investimentos de longo prazo no setor elétrico. 

 

“É com base nessa segurança jurídica e regulatória que investimos, quase R$ 30 bilhões, apenas entre 2021 e 2025, para garantir que a melhor energia chegue até o nosso cliente, seja nos grandes centros urbanos, zona rural até as áreas isoladas da Amazônia Legal e do Pantanal. Neste ano, além de celebrarmos nossa trajetória, renovamos o nosso compromisso em seguir olhando para o futuro, com foco na transformação energética que equilibre a sustentabilidade ambiental, segurança energética e equidade ao acesso à energia para todos os brasileiros”, afirmou Ricardo Botelho. 

 

Ao final de seu discurso, Botelho agradeceu a todos que contribuíram para essa trajetória de sucesso. 

“Reitero meu agradecimento a cada colaborador, cliente, investidor, fornecedor, parceiro de negócio, poder concedente, órgãos reguladores, poder público e aos parlamentares desta Casa, que nos permitiram chegar a essa marca histórica de 120 anos”, afirmou.   

 

A senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), proponente da homenagem, destacou o impacto social da trajetória da Energisa ao longo dos seus 120 anos: “Hoje jogamos luzes sobre uma trajetória que tirou milhões de brasileiros da escuridão, iluminando o futuro de muitos outros filhos deste país. Está claro que a Energisa tem um senso de missão, de propósito e quer crescer e fazer isso junto com o Brasil”, avaliou. 

 

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), lembrou que o Brasil tem a matriz energética mais limpa do planeta. “Acho que todos nós devemos nos orgulhar desse fato histórico, não só no debate do século XX sobre a transição energética, a sustentabilidade e o desafio de fazer um mundo descarbonizado, mas, acima de tudo, o Brasil tem essa trajetória e essa tradição”, finalizou Lopes. 

 

Sobre a Energisa  

A Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação e empreendedorismo sempre estiveram em seu DNA. São 120 anos realizando histórias e evoluindo relações. Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é hoje um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços que conecta pessoas e empresas às melhores soluções de energia e potencializa o futuro do país. 

Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. 

Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição e comercialização de gás natural, através da aquisição da ES Gás e, desde novembro de 2024, com participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás; e a geração, distribuição e comercialização de bio soluções (biogás, biometano, biofertilizante), atualmente representados pela Agric. 

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 939 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos. 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!