
Quatro jovens são detidos suspeitos de tráfico em Rio Novo.
04/21/2025
Faca é apreendida após ameaça em Pequeri. Suspeito é liberado após TCO.
04/21/2025Um dos principais objetivos do artista plástico João Victor Martins, de 22 anos, é levar arte para todos os bairros da cidade onde mora – Muriaé – até os mais afastados. Agora, com o apoio da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc, ele está concretizando seu sonho. Ele vai pintar sete caminhões de lixo da cidade, espalhando assim sua arte de forma democrática e ressignificando o serviço de coleta do município.
Continua após a publicidade
Para isso, João se juntou ao projeto ‘Raízes e Arranha-Céus: Uma Arte Itinerante’, desenvolvido pela produtora cultural e videomaker Elisa Oliveira, dando um colorido especial aos caminhões de lixo do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur). Deste modo, em breve, quem estiver nas ruas da cidade, verá os caminhões circulando em uma até então impensável tela em movimento.

A pintura dos veículos é feita com tinta spray, em intervenções que trazem cores vibrantes e formas expressivas que também incentivam a separação de recicláveis. Ao todo, sete caminhões receberão a transformação artística. Até agora, dois caminhões já foram pintados , em um rodízio que acontece nos finais de semana, conta o artista. Além de renovar a paisagem urbana, os caminhões despertam reflexão sobre sustentabilidade, cidadania, limpeza e valorização do espaço coletivo.
Fonte: g1 Zona da Mata | Texto: Luiza Sudré | Foto: Arquivo Pessoal

