Homem com faca invade fábrica, agride funcionários e é preso em Leopoldina
01/04/2025Mulher com faca corre atrás de pedestres e se joga na frente de micro-ônibus
01/05/2025A cidade de Piau, na Zona da Mata mineira, registrou 85 casos confirmados de febre Oropouche, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O município é o segundo de Minas Gerais com o maior número de infectados, atrás apenas de Joanésia, que tem 140 notificações.
A febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como ‘maruim’ ou ‘mosquito-pólvora’, entre outras denominações, e é considerada uma arbovirose, assim como a dengue e a chikungunya.
Além de Piau, há casos confirmados em Juiz de Fora, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco e Tabuleiro, todos com um registro em cada.
Já em Minas Gerais, o número de notificações chegou a 269, conforme dados atualizados pela SES-MG na quarta-feira (1º). Além desses, foram confirmados três por laboratório da rede particular em Belo Horizonte, de pessoas residentes no município de Botuverá, em Santa Catarina, já notificados ao estado.
Segundo o secretário de Saúde de Piau, Roger Hungria de Paula, a população começou a apresentar sintomas de febre alta, parecidos com a dengue.
“Tivemos 136 notificações de dengue, só 11 foram positivas. Testamos para zika e o resultado foi negativo. Tivemos uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que nos orientou a testar esses casos para a febre Oropouche”, explicou.
Continua após a publicidade
Na ocasião, a pasta enviou 25 amostras para o órgão federal para análise, das quais 21 apresentaram resultado positivo para a doença.
Na próxima semana, ainda conforme Roger Hungria, o Ministério da Saúde irá até a cidade avaliar a situação.
Além disso, a Fiocruz informou que realizou a capacitação de profissionais de saúde de Piau no final de dezembro do ano passado na identificação de casos da doença e que um novo treinamento será realizado ainda neste início de ano.
“O treinamento abordou o diagnostico diferencial de síndromes febris agudas, em especial as arboviroses, incluindo manejo clínico e diagnóstico”, citou a fundação.
A doença em números em Piau:
- 102 amostras foram testadas, desse total, foram 85 positivas;
- 25 aguardam envio para análise.
Fonte: G1 Zona da Mata