Ronaldo da Costa, um atleta humilde de Descoberto (MG), conquistou a Corrida de São Silvestre em 1994, quebrando uma sequência de oito vitórias consecutivas de estrangeiros. Ele se tornou o segundo mineiro a vencer a prova. Sua conquista histórica completa 30 anos na próxima terça-feira 31/12/2024. Sua carreira esportiva teve início tardio, mas ele se destacou rapidamente.
Ronaldo estudou apenas até o quarto ano primário e trabalhou em olaria, indústria de calçados e outros empregos na cidade de Descoberto até iniciar sua vida esportiva. Aos 24 anos, Ronaldo colocava fim a uma hegemonia estrangeira de oito anos na prova de São Silvestre do último dia do ano em São Paulo, sendo o segundo mineiro na história a vencê-la.
Com 54 anos, Ronaldo mora em Brasília e é professor de educação física. Além disso, ministra aulas de hidroginástica, atletismo e pilates. Ronaldinho foi recordista mundial também da Maratona de Berlim, com o tempo de 2h06min05s em 1998.
Continua após a publicidade
A vitória de Ronaldo da Costa foi uma das poucas de brasileiros desde que a Corrida de São Silvestre se tornou internacional, em 1945. Nos quase 80 anos seguintes, foram apenas 11 corredores nacionais a cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Depois de Ronaldo, em 1994, somente cinco brasileiros conseguiram vencer a prova.
Atualmente, inclusive, o país vive um longo jejum sem que um corredor da casa vença a prova mais importante de corrida de rua no Brasil. O último foi Marílson Gomes dos Santos, em 2010.
Na próxima terça-feira (31) acontece a 99ª edição da Corrida de São Silvestre. A prova tem um percurso de 15 quilômetros e acontece pela manhã. A largada para o pelotão de elite feminino é às 7h40, enquanto a prova começa para o pelotão de elite masculino às 8h05
Foto: AFP
Portal RKF com Estado de Minas e Tribuna de Minas