Novo trem turístico que ligará Rio a Minas deve circular já em 2025

TCU determina medidas para proibir uso do Bolsa Família para apostas
12/17/2024
Déjà-vu: caminhão frigorífico tomba na BR-267 na “Caieira” em Argirita.
12/17/2024
Exibir tudo

Novo trem turístico que ligará Rio a Minas deve circular já em 2025

O projeto do trem de passeio que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro está prestes a se tornar realidade. Após décadas de burocracia, o Contrato Operacional Específico (COE) foi assinado em Brasília, marcando o início das operações para junho de 2025.

O primeiro trecho, de 37 quilômetros, conectará Chiador (MG) a Sapucaia e Três Rios (RJ). No entanto, o projeto prevê expansão para 160 km, abrangendo mais cinco cidades mineiras.

Para garantir segurança e eficiência, o trem passará por inspeções técnicas além da aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto, idealizado por Paulo Henrique do Nascimento em 2016, resgata a história ferroviária do Brasil, oferecendo uma experiência única com paisagens deslumbrantes da Zona da Mata e do interior fluminense.

Com investimento de R$ 40 milhões pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o trem Rio-Minas promete impulsionar o turismo, movimentar o comércio local e resgatar a história ferroviária do Brasil.

Continua após a publicidade

O primeiro trecho confirmado tem 37 quilômetros de extensão, atravessando a cidade mineira de Chiador, na Zona da Mata, e os municípios do Rio de Janeiro Sapucaia e Três Rios. O projeto, no entanto, tem um horizonte mais ambicioso: pretende se expandir para 160 km, incluindo mais cinco cidades mineiras – Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Recreio e Volta Grande.

Participaram da cerimônia o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; a presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento; prefeitos; representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e de entidades privadas.

O segundo passo é nós entrarmos com o pedido na ANTT de operador ferroviário. Eles têm até 30 dias para liberar. A partir disso, a nossa composição vai para Três Rios. Aí a gente vai conseguir ter uma data [do início das operações]”, explicou Cyntia do Nascimento, presidente da Oscip Amigos do Trem.

Segundo o Ministério dos Transportes, o pedido já se encontra com a ANTT.

Foto: Portal Giro.com

Portal RKF com G1

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!