O Distrito de Piacatuba, localizado em Leopoldina-MG, está prestes a ganhar novos holofotes com o lançamento oficial de dois documentários que prometem revelar ainda mais as riquezas históricas e culturais deste importante destino turístico no Brasil.
As produções serão lançadas em novembro, com o objetivo de oferecer uma perspectiva profunda sobre o local, contribuindo para o fortalecimento do turismo e valorização de seu patrimônio cultural.
As gravações de ambos documentários ocorreram ao longo deste ano de 2024, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, através do Governo Federal e Prefeitura Municipal de Leopoldina. As obras possuem focos distintos e são assinadas pelos produtores Rodrigo Rodrigues e João Gabriel Baía Meneghite.
Continua após a publicidade
Enquanto um dos filmes nos apresenta a história da Santa Cruz Queimada, nos milagres creditados a ela e a fé dos moradores do distrito, o outro explora a trajetória histórica desde os seus primeiros habitantes até a ascensão, refletindo sobre a necessidade de preservação do seu patrimônio histórico.
Os lançamentos das produções serão uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem mais sobre a história e reforçar a relevância de Piacatuba no cenário cultural e turístico.
O documentário percorre, através do olhar e da narrativa dos próprios moradores do distrito de Piacatuba, a história da Santa Cruz Queimada, símbolo material que alimenta a fé das pessoas que vivem e que visitam Piacatuba.
Além das histórias de graças e milagres alcançados por interseção da Cruz, procurando entender o poder que a fé exerce na vida das pessoas e a maneira como esse símbolo poderia se tornar uma atração turístico-religiosa para o distrito de Piacatuba, melhorando a qualidade de vida de seus moradores.
Direção: Rodrigo Rodrigues
Data de Lançamento: 07/11/2024
Local: Praça da Cruz Queimada – 19 horas
Após o lançamento, o documentário também vai estar disponível no canal de YouTube da empresa Focus (youtube.com/focustv)
A obra resgata as origens de Piacatuba, narrando a presença dos primeiros habitantes, os povos indígenas, além de explorar a fascinante lenda da “Cruz Queimada”, destacando os mistérios dessa cruz que resistiu a várias tentativas de destruição, marcando o distrito como um centro de peregrinação e de tradições religiosas que perduram até os dias de hoje.
Além de revisitar o passado, o documentário celebra o presente ao destacar o desenvolvimento do distrito como destino turístico. A narrativa evidencia as paisagens naturais exuberantes e a preservada arquitetura colonial, convidando o público a refletir sobre a importância de proteger o patrimônio cultural e histórico local.
Continua após a publicidade
Direção: João Gabriel Baía Meneghite
Data de Lançamento: 15 de novembro de 2024
Local: Restaurante e Pousada Quintal da Malu
Horários das Exibições: 19h30 e às 20h30
Programações Alternativas: Outras exibições estão sendo agendadas e os interessados podem acessar as redes sociais (Instagram e Facebook) de @leopoldina.doc
Texto e foto: João Gabriel Baía Meneghite
Fonte: Site do Marcelo Lopes