A mãe de um menino de 03 anos de idade, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de São João Nepomuceno, nesta segunda-feira 09 de setembro, contra uma funcionária de uma creche municipal localizada no bairro Bela Vista.
De acordo com o registro de ocorrência, a mãe afirma que na quinta-feira 05 de setembro, foi buscar seu filho na Creche Pipoquinha Doce, quando foi surpreendida pelo relato da criança que disse ter “apanhado da professora”.
A mãe então disse que entrou na creche que faz parte do CMBEM – Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor da cidade e solicitou as imagens das câmeras de segurança, porém a coordenadora não estava presente. Ela então foi embora e na sexta-feira (dia seguinte) 06 de setembro, voltou á creche e a coordenadora mostrou então as imagens onde segundo a mãe do menino, a funcionária aparece com rigor excessivo, puxando seu filho pelo braço e de forma agressiva, dando um tapa nas nádegas da criança.
Continua após a publicidade
A mãe solicitou as imagens, mas disse ter sido informada de que apenas a secretária de Educação poderia lhe autorizar a entrega do material. Ela então disse ter feito contato com o presidente interino do CMBEM- José Maria Ribeiro Sampaio que lhe informou que só poderia disponibilizar as imagens mediante ordem judicial.
Nesta segunda-feira 09 de setembro, aconteceu no interior da referida creche, uma reunião da qual participaram o presidente interino do CMBEM José Maria Sampaio e membros do conselho e todas as partes envolvidas. Foram ouvidas a acusada de agressão, duas outras funcionárias que estariam no momento na sala e presenciaram o fato e a mãe da criança.
O Portal RKF conversou com José Maria após o encerramento da reunião. O presidente interino disse que assumiu o cargo recentemente pelo motivo de licenciamento da presidenta do CMBEM, Sra. Paula Monfardini, (se afastou para concorrer nas eleições municipais). Disse ainda que até então nada de anormal havia acontecido não só na creche em questão como nas demais do município e ele foi surpreendido com esta notícia. Continuando, ele disse que a funcionária em questão trabalha há mais de dez anos no setor e nunca havia até então, cometido qualquer tipo de falta ou sido repreendida por qualquer questão. Porém, o presidente disse ao Portal RKF que o fato é inadmissível, que a criança tem que ser tratada como prioridade em qualquer questão.
Ainda sobre o ocorrido, ele disse que ouviu a funcionária, que confirmou o fato, narrando que entrou naquela sala pera deixar sua neta que também estuda na creche. O menino estava atrás dela cutucando suas costas e quando virou, institivamente deu um tapinha nas nádegas da criança, mas mesmo assim se arrependeu profundamente do fato e pediu desculpas á mãe.
Continua após a publicidade
A cena segundo José Maria, teria sido flagrada por outras duas funcionárias que também foram ouvidas. Após a reunião, ele disse que em consenso com os demais conselheiros, de froma preliminar, decidiu-se remanejar a funcionária para outra creche (visto que esta não tem direito a férias pois já gozou das mesmas). O mesmo procedimento está sendo estudado para as duas outras funcionárias e espera-se a contratação de uma outra profissional para a Creche Pipoquinha.
Ressalta José Maria que são mais de 500 crianças hoje que frequentam as cinco creches municipais. Novamente ele disse se tratar de uma situação isolada, lamenta e repudia o ocorrido e todos os esforços estão sendo empenhados para a apuração total dos fatos e para evitar que algo semelhante volte a acontecer.
A mãe então foi até a delegacia onde registrou um boletim de ocorrência contra a funcionária da creche. O caso foi registrado na Polícia Civil de São João Nepomuceno.
Reportagem Portal RKF