Nesta semana, clientes da Caixa Econômica Federal, agência de São João Nepomuceno, localizada na Rua Duque de Caxias nr. 150, relataram que receberam ligações do número da agência (3261-2300), suspeitando de um possível golpe.
Os criminosos que supostamente faziam ligações do telefone da agência, se passavam por funcionários e tentavam confirmar uma suposta compra efetuada pelo correntista através de cartão ou algum agendamento de transação em pix recebida, um empréstimo etc.
Na verdade, as ligações não foram realizadas por nenhum funcionário da CAIXA, nem pela instituição bancária. Golpistas estão mascarando o identificador de chamada e a bina do aparelho telefônico.
O correntista recebe uma ligação e aparece na bina o número da agência (3261-2300) mas na verdade a ligação está sendo feita de outro número.
Continua após a publicidade
Infelizmente um correntista caiu no golpe durante essa semana. Ele recebeu uma ligação, de alguém que se identificou como sendo um funcionário da CAIXA de São João Nepomuceno. Com o uso da tecnologia, a vítima acreditou que a ligação era mesmo da agência devido ás evidências, principalmente o número do telefone e o nome do funcionário informado.
FUNCIONA ASSIM : O falso funcionário pergunta se o correntista realizou uma transação. Este responde que não e a o falso funcionário então diz que é necessário a instalação de um aplicativo no celular para impedir que a transação seja efetivada. Normalmente o argumento utilizado é que o aplicativo é um antivírus etc.
A vítima então acaba instalando o aplicativo que na verdade, permite o acesso remoto do golpista ao celular dela. O criminoso tem acesso ao celular como se tivesse ele em mãos e aí normalmente “limpa” a conta da vítima.
O caso está sendo registrado da Delegacia de Polícia Civil de São João Nepomuceno.
A CAIXA assim como os demais bancos não fazem esse tipo de ligação e não orientam a instalar aplicativos. Em caso de ligação suspeita vá presencialmente na Agência e verifique com os funcionários a respeito do assunto em questão.
Aqui dicas par você não cair em golpes
Reportagem Portal RKF