Um novo presídio foi inaugurado em Ubá, município distante cerca de 120 quilômetros de Juiz de Fora, nesta terça-feira (16). De acordo com o Governo de Minas, o local tem 48 celas com capacidade para 388 detentos, o triplo do número atual de vagas em todo o município.
Na cidade já existe um presídio que, no entanto, será desativado em breve, de acordo com o Estado. Todos os presos serão transferidos para a nova instalação, cujas obras custaram R$ 24,8 milhões. A verba para a construção do prédio é oriunda de repasse do Governo Federal, por meio de compromisso firmado entre o Estado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Continua após a publicidade
Nas instalações, que também receberão os presos de Leopoldina, existem salas de aula e espaços para capacitações e profissionalizações. Segundo o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, em nota divulgada à imprensa, existem planos de implementar uma cozinha-escola na nova unidade prisional, com o objetivo de melhorar a alimentação oferecida e profissionalizar os detentos.
Fonte: Tribunba de Minas