A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, nesta quinta-feira (11), leilão para a concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O certame está marcado para as 14h, na B3, (Bolsa de Valores) em São Paulo.
O contrato, com vigência de 30 anos, abrange uma extensão de 232,1 km, iniciada no entroncamento da rodovia com a BR-356, na capital, até o entroncamento com a antiga União e Indústria, em Juiz de Fora. Vencerá o leilão a empresa que oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
O leilão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, atraiu o interesse de pelo menos quatro grupos, conforme informou o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), durante passagem pelo Vale do Aço, em Minas Gerais, na segunda-feira (8).
“São quatro envelopes entregues pela CCR, EPR, Azevedo e Travassos e o consórcio Vetor Norte. Dois consórcios entrantes, novas concessionárias entrando no mercado de concessão no Brasil, o que é muito importante. Teremos concorrência para o lote. O que é bastante e vai garantir investimento para Minas Gerais”, destacou Renan Filho.
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Esta é a primeira etapa do processo de relicitação da BR-040 — a Via 040, empresa da Invepar, que assumiu o trecho entre Distrito Federal e Juiz de Fora, em 2013, devolveu a concessão.
A previsão é que o leilão assegure R$ 8,8 bilhões para investimentos em obras e serviços operacionais no trecho a ser concedido, que soma 231,7 quilômetros. A concessão será de 30 anos. De acordo com as informações do Ministério do Transportes, vencerá a disputa pela estrada quem oferecer a menor tarifa.
O investimento por menor tarifa exige, por exemplo, que o recurso seja usado na própria concessão para assegurar a execução das obras ao longo da rodovia, com pedágios mais baratos aos usuários.
Entre as melhorias previstas na concessão da BR-040/MG, estão:
O edital contempla ainda a implantação de sistema de iluminação em curvas com restrição de visibilidade; análise de tráfego; detecção automática de incidentes; circuito fechado de TV, com mais de 130 câmeras, e monitoramento meteorológico.
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Atualmente, o trecho é administrado pela concessionária Via 040. Desde 2014, ela responde pela rodovia na extensão que vai de Juiz de Fora até Brasília. O contrato firmado previa, entre outros pontos, que fossem duplicados mais 714,5 km da rodovia nos primeiros cinco anos. Segundo um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), até 2020, houve obras de duplicação em apenas pouco mais de 70 km.
Em 2017, a Via 040 alegou dificuldades financeiras e manifestou o desejo de devolver a concessão. Dois anos depois, um pedido para relicitação do trecho sob sua responsabilidade foi aprovado pela ANTT.
Acordo entre a União e a Via 040 chegou a definir que a concessionária seguiria administrando a rodovia entre Juiz de Fora e Brasília até agosto de 2023, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumiria os trabalhos e os pedágios seriam suspensos. Mas o Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação judicial apontando que o encerramento do contrato seria prejudicial ao patrimônio público e aos direitos dos usuários.
Os argumentos foram acolhidos pela Justiça. A 10ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte determinou que os serviços de manutenção, conservação, operação e monitoramento da BR-040 deveriam continuar sendo prestados pela Via 040 até que o processo de uma nova licitação fosse concluído.
Fonte : Jornal O Tempo