Lei obriga acolhidos a sair do “Asilo de Descoberto”. População promete caminhada.

Com previsão de chuvas fortes, Energisa orienta população sobre riscos elétricos
03/21/2024
Carreta cegonha com 07 Hilux tomba entre Leopoldina e Além Paraíba.
03/21/2024
Exibir tudo

Lei obriga acolhidos a sair do “Asilo de Descoberto”. População promete caminhada.

A Reportagem do Portal RKF recebeu mensagens de moradores da cidade de Descoberto (09 KM de São João Nepomuceno), incomodados com uma situação de três acolhidos pela Associação São Francisco de Assis de Descoberto (Asilo), que, por terem menos de 60 anos de idade terão que deixar a instiuição. A reportagem do Portal RKF foi até Descoberto para entender a situação.

Conversamos com a gerente administrativa Natália Fernandes, da instituição em Descoberto. Ela informou que o estatuto do idoso, determina que apenas pessoas acima de 60 anos podem ser acolhidas nestas instituições.

Existem no momento três pessoas acolhidas com menos de 60 anos. Eles estão lá porque antes o Abrigo São Francisco não era considerado LPI ou asilo e sim um abrigo. Com a alteração na Lei, a instituição deveria seguir o parâmetro exigido. Porém, a dificuldade maior é que essas pessoas não tinham para onde ir

Em 2019, conta Natália, haviam 11 pessoas nessa situação. Aqueles que possuíam familiares, o município através do CRAS ou Ministério Público foram direcionados para estes.

Em 06 de novembro do ano passado, a instituição foi fiscalizada pelo Ministério Público, VISA, Polícia Militar e ficou definido que as acolhidos com menos de 60 anos teriam de ser retirados do local, porém segundo Natália, eles não têm para onde ir.

Continua após a publicidade

Ela citou o caso de Pedro (Pepê) que se encontra na instituição há 20 anos, José Carlos está há 14 anos, Ana Maria (Aninha) desde 2018 e ainda havia Joseane desde 2010 que foi levada para uma clínica no Rio de Janeiro.

Todos são portadores de necessidades especiais e a instituição alega que eles não têm condições de se manter fora dali sozinhos. Ali são monitoradores e medicados. Natália se agarra a uma brecha da lei cita que se os acolhidos não trouxerem risco á instituição, eles podem permanecer ali acolhidos.

Segundo Natália, a instituição já apelou para a Promotoria, para a Juíza, para a VISA – Vigilância Sanitária ao prefeito municipal. Existia uma ideia de se construir uma ala á parte para essas pessoas ali mesmo nas instalações onde a Secretaria de Saúde ficaria responsável por eles, com o suporte do asilo, mas o prefeito disse que no momento não possibilidade financeira para tal.

Por isso a população, sabedora dessa situação, planeja realizar uma manifestação no próximo sábado,23 de março, uma caminhada na Praça Caboclo Teixeira, cobrando da instituição e do poder público uma solução para essa situação

ILPIs

Instituições de Longa Permanência para Idosos. Este local recebe pessoas idosas, que tenham ou não apoio da família, e oferece todo atendimento e tratamento médico necessário, São instituições de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de idosos independentes, também são conhecidas como “Casa de Repouso” e “Lar de idosos”. Visto que o ambiente é apropriado para socialização, atividades físicas e lúdicas. Além disso, em uma ILPI o idoso pode morar de modo definitivo ou de modo provisório, quando, por exemplo, necessita de cuidados ou apresenta algum grau de dependência e não há. a possibilidade de contar com a atenção da família durante aquele período.

Continua após a publicidade

Os Asilos

Em contraste com as ILPIs, o asilo nem sempre será uma escolha, pois ele serve de proteção e abrigo para pessoas em situações mais vulneráveis, como dependentes químicos, crianças órfãs e idosos.

No entanto isso não significa que o local seja sinônimo de abandono e falta de amor. Os asilos atuais dispõem, na sua grande maioria, de profissionais qualificados e promovem a qualidade de vida dos amparados.

Sem dúvida os asilos possuem uma função social super importante para toda a sociedade

Reportagem Portal RKF

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

1 Comment

  1. Ricardo Xavier de Souza disse:

    Eles deveriam pegarem estas pessoas então e levarem para a casa deles isso porque eles tem situação financeira para bancarem cuidadores e enfermeiros para cuidarem dos seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!