O EC Ribeiro Junqueira se sagrou bicampeão da Recopa Zona da Mata 2024 ao derrotar o Trintões FC por 2 a 0 no tempo normal e 4×3 nos pênaltis neste sábado, no Estádio Guanahyro Fraga Motta. No jogo de ida, em Belmiro Braga, os belmirenses venceram por 1 a 0. A primeira vez que o EC Ribeiro Junqueira foi campeão do torneio foi em 2018, contra o Minas EC de Lima Duarte.
A Recopa Zona da Mata da temporada 2023/24 fez homenagens a dois personagens do esporte regional, ambos da cidade de Leopoldina. O troféu de vice-campeão, em homenagem, levou o nome do ex-presidente da Liga Esportiva Leopoldinense, Sargento Jaime Silva, falecido no fim de fevereiro de 2023. Já o troféu de campeão levou o nome em homenagem ao ex-árbitro, idealizador e apresentador do Programa na Marca do Pênalti, Jorge Antonio.
As homenagens foram aprovadas com unanimidade pelas diretorias dos clubes, pela Liga Esportiva Leopoldinense (LEL), pela Liga Esportiva de Cataguases (LEC) e a Associação de Árbitros Independentes de Juiz de Fora (AAIJFR) que organizam o duelo.
O início do jogo foi bastante disputado, mas com poucas chances de gol, o time rubro-negro leopoldinense abriu o placar aos 16 minutos após uma cobrança de escanteio a bola rebatida pela zaga, sobrou para o atleta Pepeka que não desperdiçou.
Aos 39 minutos da segunda etapa o time de Belmiro Braga, teve a seu favor uma falta perto da grande área, um o atleta Bolinha, bateu com maestria e acertou a trave esquerda do goleiro Roberto. Em seguida, após um contra-ataque fulminante, o atleta Biel acertou um golaço a média distância, sem chances para o goleiro Ézio, ampliando para 2 x 0, liquidando a fatura no tempo normal.
A grande final foi decidida nas cobranças de pênaltis, e logo na primeira cobrança brilhou a estrela do goleiro Roberto, defendendo o pênalti do atleta Pikaxu, do Trintões FC. Converteram-se em gols para o Ribeiro, os atletas Cássio, Gangan, Pepeka e Tutinha. E para a equipe do Trintões os gols foram marcados por Rufino, Bruninho e Bolinha. E na última cobrança do Trintões, o atleta Rhian desperdiçou a cobrança acertando a trave direita do goleiro Roberto, encerrando as cobranças.
O Esporte Clube Ribeiro Junqueira se sagrou Campeão da Recopa Zona da Mata 2024, a taça radialista Jorge Antônio e o Trintões Futebol Clube, Vice-Campeão Taça desportista Jaime Silva.
A 2ª edição Recopa Zona da Mata, foi realizada pela Liga Esportiva Leopoldinense – LEL, com apoio da Associação de Árbitros de Juiz de Fora – AAIJFR e Liga Esportiva de Cataguases -LEC, disputado entre os vencedores dos dois principais torneios de clubes da região em 2023, a Copa Zona da Mata e a Copa dos Campeões.
Portal RKF