Rochedo de Minas está entre os 99 municípios mineiros que não registraram nenhum crime violento em 2023

Ladrão invade, furta padaria mas acaba preso pela PM em Leopoldina.
11/16/2023
Cheques roubados de lotérica em Rio Pomba são recuperados dentro de vaso sanitário.
11/17/2023
Exibir tudo

Rochedo de Minas está entre os 99 municípios mineiros que não registraram nenhum crime violento em 2023

Divulgado nesta quinta-feira (16/11), o levantamento do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), aponta as cidades que estão no topo do ranking quando o assunto é criminalidade zero. De janeiro a outubro deste ano, 99 municípios, espalhados por todo o estado, não registraram nenhum roubo, homicídio, estupro ou qualquer outra ocorrência violenta. Quando o recorte é feito desde 2022, são 27 as cidades na lista. 

Com uma população de aproximadamente 2 mil pessoas, Serranos é o município mineiro que está há mais tempo sem registro de crimes com o emprego de violência: o último caso foi uma tentativa de estupro em fevereiro de 2016. Desde então, já são 92 meses sem qualquer crime com uso de violência.

 

Continua após a publicidade

Na região Rochedo de Minas, cidade que faz parte da área da 136ª CIA de PM de São João Nepomuceno e Itamarati de Minas ( da 37ª CIA de Leopoldina ) integram a lista dos noventa e nove municípios mineiros não registraram nenhum crime violento em 2023.

Com uma população de aproximadamente 2 mil pessoas, Serranos, no Sul de Minas, é o município mineiro que está há mais tempo sem registro de crimes com o emprego de violência: o último caso foi uma tentativa de estupro em fevereiro de 2016. Desde então, já são 92 meses sem qualquer crime com uso de violência.

Monitoramento constante

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública monitora e publica mensalmente, na página Dados Abertos de seu site, os índices de criminalidade  de todos os 853 municípios mineiros.

O levantamento divulgado nesta quinta-feira mostra que, em todo o estado, a criminalidade violenta reduziu 14,6%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Minas registrou 26.251 ocorrências em 2023, contra 30.737 em 2022 (janeiro a outubro).

Continua após a publicidade

A metodologia da Sejusp considera criminalidade violenta a soma dos registros de 13 naturezas criminais: homicídio tentado e consumado, roubo tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, extorsão tentada e consumada, extorsão mediante sequestro consumada e sequestro e cárcere privado tentado e consumado.

Além dos 13 crimes violentos acompanhados, outros dados também são divulgados todos os meses, como os números de furto e lesão corporal, o Painel de Crimes com Causa Presumida LGBTQIA+Fobia, as estatísticas de violência doméstica e familiar contra a mulher e vítimas de feminicídio, entre outros.

Portal RKF com Agência Minas

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!