Um espanhol de 59 anos, condenado por tráfico de drogas e procurado pela Interpol, foi preso pela Polícia Federal (PF) em Rio Pomba, na Zona da Mata, nesta terça-feira (31/10).
Após um longo período de investigação, o Núcleo de Cooperação Internacional da PF mineira descobriu que o espanhol estava escondido no Brasil e pediu a prisão preventiva do condenado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021. Na época, a prisão preventiva foi convertida pelo STF em prisão domiciliar, com imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O STF deferiu pela extradição do espanhol.
Continua após a publicidade
Segundo a PF, nos próximos dias o traficante será entregue aos policiais espanhóis, para que ele cumpra no país de origem a pena imposta pelo Estado Espanhol.
As autoridades da Espanha chegaram até o traficante após um incêndio na residência dele, em Valência. A polícia espanhola descobriu que ali funcionava um laboratório clandestino onde era processada cocaína com a utilização de material inflamável. Ele fugiu do local.
Em 2019 foi publicado o alerta vermelho internacional. Ele foi condenado pela Justiça da Espanha a 3 anos de prisão pelo crime de tráfico de drogas.
Fonte: Hoje em Dia