A ASFECER – Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de São João Nepomuceno realizou nesta segunda-feira 02 de outrbro ás 09 horas da manhã, a abertura da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama na Praça Coronel José Brás, no centro da cidade.
A enfermeira RT da Asfecer, Talita Souza Matos falou da importância do evento e a conscientização sobre a prevençã do câncer de mama. Foram comercializadas camisas aos participantes com preços de R$ 35,00 as de cor osa e R$ 30,00 as de cor branca. As demais pessoas que se interessarem podem adquirir as camisas a partir da terça-feira 03/03.
Continua após a publicidade
A partir desta segunda-feira (02/10), mulheres com idades entre 50 a 69 podem agendar exames de mamografia e com idades entre 25 a 64 anos, os preventivos, nos postos de Saúde de cobertura de suas residências, As mulheres interessadas devem comparecer com CARTÃO DO SUS e DOCUMENTO DE IDENTIDADE para agendamento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno estará disponibilizando exames de mamografia e preventivos de forma gratuita. Vale lembrar, que cada pessoa terá data e horário marcados, assim evitando filas para a realização do atendimento.
Contatos dos Postos de Saúde, para esclarecimento de dúvidas e outras informações.
Posto Santia Rita : 3261-8598
Posto Três Marias : 3261-8580
Posto Benette : 3261 -8582
Posto José Maria Fam : 3261 8578
Posto São José : 3261-8605
Posto Caxangá 3261-8600
Sobre o Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Desde 2020, com a pandemia COVID-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual. Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde. Qual a melhor forma de adaptar uma campanha? Por que a parceria com outros grupos pode aumentar o alcance das mensagens compartilhadas? Como avaliar o impacto de uma campanha virtual?
Para tentar responder essas questões, em 21/9/2021, a Union for International Cancer Control (UICC) compartilhou estudos de caso de diferentes grupos e regiões para inspirar ideias e compartilhar lições aprendidas nas campanhas de 2020 para aproveitar ao máximo a campanha do Mês de Conscientização do Câncer de Mama dos próximos anos.
Reportagem e fotos : Kadu Fontana