Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, que encontrava-se em perigo no KM 688 da rodovia BR-116 em Muriaé MG, após ter sido atropelado, foi resgatado próximo ao Posto F2. O animal, apresentava ferimentos em uma de suas patas traseiras, estava deitado no meio da pista, sob o risco de ser atropelado novamente, o que poderia resultar em um grave acidente.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e resgatou o animal ferido. Após o resgate bem-sucedido, o lobo-guará foi encaminhado para atendimento veterinário. Assim que se recuperar, o animal será reinserido na natureza.
Continua após a publicidade
Sobre o lobo-Guará
O lobo-guará, cujo nome científico é Chrysocyon brachyurus, é uma espécie de mamífero canídeo nativo da América do Sul, especialmente encontrado em regiões do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e partes do Peru. Também é conhecido por vários outros nomes, incluindo “Aguará Guazú” no Paraguai e Argentina e “Lobo de Crin” na Bolívia.
O animal é reconhecido por sua pelagem vermelha, que lhe rendeu o apelido de “lobo de crina”. Eles têm pernas longas, orelhas grandes e uma crina negra na parte de trás do pescoço. Um adulto pode pesar entre 20 a 30 kg e medir cerca de 90 cm a 1,10 m de comprimento, com uma cauda adicional de 30 a 45 cm.
Fonte: Rádio Muriaé