Bicas comemora 100 anos em grande estilo.

Homem é preso e drogas são apreendidas pela PM no Bairro Limoeiro em Leopoldina.
09/08/2023
Clientes reclamam de longas filas e falta de dinheiro na agência Bradesco de SJN
09/08/2023
Exibir tudo

Bicas comemora 100 anos em grande estilo.

As mais antigas crônicas relatam que os primeiros a pisarem nas terras pertencentes ao Município de Bicas, foram os tropeiros, que ali estabeleciam pausadas provisórias, abrigando-se em choupanas cobertas de taboas. Ficou conhecida a princípio por ‘arraial das Taboas’, topônimo originado das águas que corriam das coberturas de taboas, que por ocasião das fortes chuvas, caiam em grossas ‘Bicas’.

Uma segunda versão diz que, neste pouso, os tropeiros de passagem tinham as suas ‘Bicas’, onde se abasteciam de água, para continuarem a viagem com suas mercadorias.

O povoado desenvolvido ao redor da estação ferroviária, no auge da produção cafeeira, era o centro exportador do produto. A criação e o comércio de gado, determinaram a ocupação e progresso da região. A instalação das oficinas da então Leopoldina Railway, veio fortalecer o desenvolvimento da localidade.

Continua após a publicidade

 

O Povoado que deu origem à atual cidade de Bicas, surgiu no século XIX, tendo sido levada à categoria de Distrito, em 19/09/1890, incorporado, então, ao Município de Mar de Espanha. Passou o referido Distrito a integrar, nesse mesmo ano, ao Município de Guarará. Bicas permaneceu como parte integrante de Guarará até 1923, quando foi emancipado.

A independência de Bicas se deu no dia 07/09/1923, sendo instalado no dia 01/01/1924 e foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 893 em 10/09/1925. A Comarca, no entanto, só foi criada e instalada em 29/06/1935, sendo hoje, composta pelos Municípios de Bicas, Guarará, Maripá de Minas e Pequeri.

Neste 07 de setembro, um histórico desfile marcou o anoversário da cidade. O desfile se estendeu por toda a manhã até a parte da tarde  contou com as escolas e alguma entidades do município. Muitas lembranças e homenagens a todos aqueles que marcaram seu nome na história do município .

Foi lançado também o filme : “A Emancipação de Bicas”, uma produção de Ricardo Rossi e realização da refeitura de Bicas O documentário conta a história de Bicas. O longa-metragem foi produzido baseado em documentos e a ajuda de vários historiadores de toda a região.

Abaixo um pouco do desfile:

https://www.facebook.com/programashowdebolacomkadu/posts/pfbid0UKRDFB667uhNoMysbQqyUi62CuHZpMcmuvFzPGywAsFP2w1fVoTSUkPM8viwMrXhl?__cft__[0]=AZUXWlXS2OucdlWfeBpd07FJRR5UE04U_aqvrd8ctHDNyCSHV3pMnzzZAdszT6JOAAasBk2hhitf2g9n9nGWGLzHkEi4tZPL7HjQ1zMNO9-TG0_cp2_SGCaMrSW-4sRipGlq6woJJS3I9NpQuLh8F3Ko_rnVcAuBHiwpIaWsdCZZRg&__tn__=%2CO%2CP-R

Música de fundo: Bicas faz 100 anos – Autoria e interpretação: Marina Lobo

Reportagem Kadu Fontana com informações  do IBGE

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!