Diretor do Departamento Penitenciário sai do cargo após denúncias de torturas

Quem quer dinheiro? Mulher é vista jogando notas no ribeirão em Viçosa MG.
08/18/2023
PM de Mar de Espanha prende 03 foragidos da Justiça e menos de 48 horas.
08/18/2023
Exibir tudo

Diretor do Departamento Penitenciário sai do cargo após denúncias de torturas

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, foi afastado do cargo na manhã desta sexta-feira (18 de agosto). A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Justiça (Sejusp) confirmou oficialmente a saída do responsável pela gestão das unidades prisionais mineiras. De acordo com o órgão, Rodrigo entrará em férias-prêmio e um novo nome será indicado, ainda sem previsão.

Nos bastidores, a informação é a de que a forma de trabalhar “linha-dura”, com acusações de maus-tratos a presos, teria motivado o cenário. Por outro lado, a Sejusp afirma que a gestão do policial foi destaque pela “boa condução dos protocolos” e “resultou em dados positivos para Minas Gerais, mesmo que boa parte dela tenha sido atravessando um grande desafio ocasionado pela pandemia da Covid-19”. Em concordância, policiais penais lamentam a mudança e temem a contratação de um diretor técnico e não de carreira, e um possível colapso nos presídios do Estado.

Machado está à frente do Depen-MG desde janeiro de 2019, quando foi nomeado para o cargo. Ao todo, ele soma 18 anos na carreira de policial penal no Sistema Prisional de Minas Gerais. Já foi agente de segurança penitenciário nos municípios de Governador Valadares, Ouro Preto, Itabira, João Monlevade, Nova Serrana, São Joaquim de Bicas e Belo Horizonte.

Continua após a publicidade

Em Ribeirão das Neves, exerceu o cargo de diretor-geral do Presídio Antônio Dutra Ladeira. E foi também diretor-interventor nos presídios de Curvelo e Caratinga; superintendente de Segurança Prisional; coordenador da Equipe de Prevenção e Qualidade da Corregedoria da extinta Secretaria de Estado de Defesa Social e superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas.

“Ele é alvo de várias investigações em função de uma direção voltada para a violência, com maus-tratos destinados a detentos. E estamos falando de seres humanos sofrendo vários tipos de situações. Diretores ligados a ele já foram investigados e dois deles chegaram a assumir a responsabilidade pela situação”, conta uma fonte em anonimato por receio de represálias.
Fonte: Jornal O Tempo

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!