Após os últimos acontecimentos em Mar de Espanha onde duas pessoas ficaram feridas após ataques de cães da raça pitbull na corrente semana, a redação do Portal RKF foi contatada por Lilian Gonzalez, presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Bicas, a SOPA de Bicas. Lílian enviou á redação um pronunciamento da associação um pronunciamento o qual reproduzimos na íntegra abaixo:
Os casos forma publicados em primeira mão pelo Portal RKF e tiveram repercussão regional, sendo reproduzidos por emissoras de televisão aberta no Estado de Minas Gerais e debatido em inúmeras de redes sociais.
Abaixo a carta da SOPA :
“Diante desses lamentáveis episódios envolvendo cães Pit Bull, gostaria de deixar aqui um pronunciamento em nome de todos aqueles que dedicam seu tempo, de forma voluntária, a defender os animais, que são grandes companheiros e merecem nosso respeito.
Sem dúvida alguma nos solidarizamos com as vítimas desses ataques. Imagine estarmos caminhando pela cidade e sermos atacados por cães de tamanha força! Os tutores precisam tomar muito cuidado com seus animais, principalmente os de grande porte com capacidade de ferir gravemente. Nós que temos animais somos (ou deveríamos ser) integralmente responsáveis por eles e as autoridades devem tomar as providências cabíveis.
O fato é que nem todo mundo sabe separar o joio do trigo e, em muitos comentários, observamos a falta de conhecimento em relação aos cães e suas características. Como alguém que escreveu: “Pit Bull raça maldita!”
A raça irresponsável nesses casos é a humana! Nenhuma raça é maldita! Já resgatamos vários cães Pit Bull e jamais fomos atacados, pelo contrário! São cães amorosos, brincalhões e muito dóceis em sua maioria.
Existem cães agressivos sim. Inclusive de várias outras raças, e até sem raça definida. Mas certamente não são eles os culpados por isso. Alguns sofrem maus tratos, outros são criados para agressão, outros ainda apresentam temperamentos mais instáveis. A grande questão é que sempre tem dedo do ser humano pois somos nós os criadores, os tutores. Somos nós os seres racionais dessa relação.
Esperamos sinceramente que as pessoas tenham condições de compreender que os animais não têm culpa. E que ninguém saia por aí envenenando ou agredindo cães Pit Bull! A ignorância mata literalmente!”
Lilian Gonzalez, presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Bicas