Município tem 1.537 casos prováveis da doença, 16 de chikungunya e nenhum de zika em 2023.A informação foi divulgada na segunda-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em um novo boletim epidemiológico sobre a doença.
Situação na região
Em relação as outras cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, Muriaé ocupa a 1ª posição com mais registros possíveis de dengue entre as regiões. Ao todo, são 5.832 até junho.
Ainda conforme os números, aparecem em seguida: Juiz de Fora (1.574), São João Nepomuceno (1.537), Visconde do Rio Branco (1.199), São João del Rei (1.076), Rio Pomba (1.021) e Ubá (989).
continua após a publicidade
O Portal RKF entrou em contato com a secretaria de Saúde de São João Nepomuceno. O secretário Edison de Souza disse que estava colhendo dados com o setor de epidemiologia e que retornaria com mais informações á redação
Por volta de 14h45 o Portal RKF entrou em contato novamente com o secretário de Saúde de São João Nepomuceno, Edison de Souza que informou que a equipe está levantando dados do sistema que indicam uma inconsistência nas informações do óbito de dengue registrado pela Secretaria Estadual de Saúde no seu último boletim nesta segunda, com os dados dos sistema do município que teria informações diferentes da publicada pela SES/MG. Assim que estes dados forem confirmados, haverá um pronunciamento da secretaria de Saúde do município.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SE PRONUNCIA
A Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com o Portal RKF, no início da noite desta quarta-feira 21 de junho e deu mais informações sobre o caso: de acordo com o secretário Edison de Souza , o óbito informado no boletim da SES/MG – Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na última segunda-feira 19 de junho, se refere a uma senhora de 70 anos moradora em São João Nepomuceno. Ele estava internada no Hospital São João e em 12 de maio foi transferida para o HPS – Hospital de Pronto Socorro de Juiz de Fora. No dia 16 houve nova transferência para o Hospital João Penido com insuficiência cardíaca. No dia 17 de maio, o Hospital João Penido registrou no prontuário da paciente resultado positivo para dengue. A paciente teve óbito registrado no dia 05 de junho no mesmo hospital. A SES/MG informou no último boletim o óbito e distribuiu a informação para a imprensa. De acordo com o secretário municipal de Saúde de São João Nepomuceno, a informação foi divulgada pela SES/MG, antes de ser repassada através de e-mail, na terça-feira no mesmo momento em que a notícia foi veiculada pelos meios de comunicação. Ele buscou informação junto do setor de epidemiologia local e teve a confirmação do recebimento do e-mail da Coordenadoria da VISA de JF, que não havia ainda chegado ás suas mãos, surpreendendo a todos. O secretário então entrou em contato com a Central de Regulação do SUS em Juiz de Fora para obter informações mais detalhadas sobre o caso. O secretário informou também que a paciente possuía comorbidades. Finalizando ele disse providências internas estão sendo tomadas para que situações como essa sejam corrigidas e evitadas futuramente.
Reportagem Kadu Fontana com informações do G1