Inverno chega com temperaturas mínimas em torno de 12º.

Homem morre após colidir moto em traseira de caminhão próximo a Sobral Pinto.
06/20/2023
São João Nepomuceno registra a primeira morte por dengue no ano
06/20/2023
Exibir tudo

Inverno chega com temperaturas mínimas em torno de 12º.

Nesta quinta-feira, 21 de junho, inicia a estação do inverno, caracterizada por temperaturas baixas, em torno de 12°C e máximas de 26°C, e redução no volume de chuva em grande parte do País.

A meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes explica que “para a região da Energisa Minas Rio, a média mensal de chuva entre os meses do inverno, de junho a agosto, pode variar em torno de 20 a 60 mm, atingindo a máxima no sul e leste da região, que abrange Nova Friburgo, Leopoldina, Cataguases e Muriaé. Isso ocorre, entre outros fatores, pela passagem de frentes frias sobre a costa do Sudeste. Em junho e julho, o volume de chuva deve ficar próximo à média, e o final do inverno de 2023 pode ser marcado por chuva acima da média e temperaturas elevadas devido a influência do  El Niño, que é o aquecimento da superfície do mar no Pacífico Equatorial”.

continua após a publicidade

Com temperaturas mais baixas, a rotina doméstica de muita gente já está mudando. Banho quente, aquecedor elétrico, uso da secadora são algumas das práticas comuns nos dias frios e que podem impactar diretamente o consumo de energia de uma família. Por isso, é importante ficar atento ao consumo de energia durante o inverno. Para evitar que esses e outros hábitos causem um susto no orçamento ao final do mês, é importante usar a energia elétrica de maneira eficiente, além de acompanhar o consumo mensal (kWh), que está relacionado junto com outros valores na sua conta de energia.

“Acompanhar o consumo não é apenas em olhar o valor final da conta. A conta de energia é a soma do consumo do imóvel, mais impostos, encargos setoriais, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente. Ou seja, a tarifa da energia traz uma série de cobranças que resultam no total a ser pago pelo consumidor todo mês”, explica Fabio Lancelotti, diretor Técnico e Comercial da Energisa Minas Rio.

 

Ao compreender a composição da conta de energia, o cliente consegue identificar o que tem impactado no seu consumo, podendo adotar práticas para economizar.

 

 

Como a leitura do consumo pode ser realizada entre 27 e 33 dias, para não ter surpresas no final do mês, a família deve praticar o consumo consciente todos os dias e evitar o desperdício de energia”, finaliza o diretor.

Descomplicando 

Pensando em facilitar o entendimento dos clientes sobre a composição da conta de luz, sobre como as variações de consumo acontecem, entre outros temas, acesse a websérie ‘O Descomplicador’. Com uma linguagem super didática, os episódios estão disponíveis aqui e vão esclarecer inúmeras dúvidas.

Serviços: canais digitais da Energisa 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!