Uma reunião acalorada aconteceu na manhã desta quarta-feira 10 de maio entre lojistas de São João Nepomuceno e a Fiscalização Municipal. O Agente fiscal Young comandou a reunião e informou aos lojistas que aqueles que insistisse em colocar suas mercadorias do lado externo da loja , nas calçadas, sofreria a partir desta data, autuações e incorrendo em reincidência, poderiam terem até mesmo o alvará de funcionamento suspenso pela prefeitura municipal.
A reunião foi acalorada com alguns comerciantes alegando que a lei deveria ser para todos e segundo eles nem todos estavam sendo fiscalizados e ameaçados de punição, Citaram também bares e similares que tomam na opinião deles, muito mais espaço com cadeiras nas calçadas, bicicletas no calçadão onde pessoas já se machucaram e não há fiscalização. Os lojistas disseram que os vendas diminuíram muito nos últimos meses. Concordara que existem excessos mas que empregam muitas pessoas na cidade e com a proibição , as vendas cairiam mais ainda causando maiores dificuldades.
Acima entrevista com o agente Young
O agente ouviu as ponderações e disse inicialmente que seria exigido que a lei complementar nr. 14 de 15 de dezembro de 2010 fosse cumprida imediatamente, mas devido ás ponderações, a exigência se dará de forma definitiva a partir do dia 10/06 deste ano.
Continua após a publicidade
O único vereador presente na reunião foi Írio Henriques, mas não foi convidado pelo poder Executivo e que nenhum outro vereador havia sido convidado para a reunião. Ele foi convidado por um dos lojistas. As únicas imprensas presentes á reunião foram : Kadu Fontana pelo Portal RKF e Rochedo FM e Marcelo Rigolon pela Rádio Garbosa FM. Mas ambos fizeram questão de frisar que também não foram convidados pelo Executivo e sim pelos comerciantes.
Vários comerciantes fizeram questão de lamentar a ausência do prefeito municipal Ernandes e do vice Tony Calegaro na reunião. Por fim, decidiu-se que todo o imbróglio seria direcionado para a Câmara Municipal para análise dos vereadores para que a legislação possa ser revista, adequada ou modificada se for possível. Alegam os comerciantes que existem disparidades e citam o calçadão da cidade cujo espaço é muitas vezes maior que o tamanho da maioria das calçadas do centro da cidade.
O vereador Írio Henriques após a reunião, entrou em contato com o Portal RKF e disse que havia conversado com o presidente da Câmara Sebastião Barbosa e que o assunto será levado ao plenário. No seu entendimento, o texto da lei permitiria que o Executivo pudesse flexibilizar algumas decisões com base em estudos e análise de cada situação.
Reportagem Kadu Fontana