Nesta quarta-feira 05 de abril , por volta das 05 horas e 47 minutos, no km 796.0 da BR 040, próximo ao mirante do Salvaterra, no município de Juiz De Fora/MG, foi abordado o veículo M.benz/L 1318, cor branca, emplacado em Juiz de Fora, que transportava 352 vasilhames de GLP (gás de cozinha) carregados com 13kg cada um.
O veículo era ocupado por dois homens, um de 38 anos, condutor do veículo e um de 51 anos, passageiro. Os ocupantes do veículo não apresentaram nenhum documento fiscal que acobertasse o transporte da mercadoria e informaram que haviam carregado o veículo em uma distribuidora de gás no município de São José do Vale do Rio Preto e iriam realizar o descarregamento em uma empresa de comércio e transporte de gás localizada em Juiz de Fora, no bairro Fontesville.
Continua após a publicidade
O condutor do veículo informou ser proprietário das referidas empresas e que estaria realizando uma transferência de mercadorias entre as duas. O passageiro informou que eventualmente presta serviços como ajudante para as referidas empresas. Tendo em vista os fatos descritos, foi constatada a ocorrência de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, motivo pelo qual foi acionada a equipe de auditores da Receita Estadual de Minas Gerais, que compareceram ao local e receberam a ocorrência para adoção das providências cabíveis.
O transporte de GLP sem nota fiscal é uma prática que prejudica diversos empresários e comerciantes locais e tem sido frequente na região de Juiz de Fora. Esta prática vem sendo acompanhada com atenção pelas equipes da PRF e da Receita Estadual, que atuam em conjunto na fiscalização desse tipo de transporte, como forma de enfrentamento aos crimes fiscais e em defesa do mercado legal.
Fonte e fotos PRF