O governo Lula planeja concentrar os benefícios sociais em um único cartão a partir do mês de março, a medida se chama Cartão do beneficiário. Conforme o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o item deve incluir passagens de ônibus e metrô gratuitas, válidas em todo o país, assim como descontos em medicamentos e passagens aéreas.
O governo Lula planeja concentrar os benefícios sociais em um único cartão a partir do mês de março, a medida se chama Cartão do beneficiário. Conforme o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o item deve incluir passagens de ônibus e metrô gratuitas, válidas em todo o país, assim como descontos em medicamentos e passagens aéreas.“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. [O beneficiário] Vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, destacou Lupi.
Continua após a publicidade
Porém em São João Nepomuceno uma aposentada entrou em contato com o Portal RKF nesta quinta-feira 16 de fevereiro, pedindo divulgação de uma tentativa de golpe. Segundo a aposentada, ela recebeu uma mensagem através do aplicativo WhatsApp que tinha como foto de perfil o cartão benefício e código 011 ( São Paulo ) de uma pessoa se dizendo passar por uma funcionária do INSS. Essa suposta funcionária lhe enviou telas que aparentavam ser do site da Instituto Nacional do Seguro Social, com seus dados pessoais, tipo da aposentadoria, endereço, telefone etc. A aposentada disse que inclusive foi gerado e lhe enviado um protocolo de atendimento.
Na mensagem , a suposta funcionária do INSS, ofereceu além das vantagens acima citadas, muitas outras além do que inicialmente prevê a nova medida, tipo descontos altíssimos em lojas de departamentos, viagens, empréstimos, descontos em conta de energia, descontos em compras em supermercados e muito mais. Para isso ela deveria fornecer seus dados bancários e senha para que fosse realizado um cadastro.
A aposentada desconfiou que a “esmola era demais” e entrou em contato , segundo ela com a agência do INSS local, que orientou que não repassasse dado algum pois se tratava de uma tentativa de golpe.
Foto de perfil e telefone código de São Paulo
O INSS destaca que a instituição não contata seus beneficiários por telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais para fazer ofertas de serviços, e também não faz isso para oferecer a revisão de benefícios.
Além disso, o órgão recomenda que pessoas que receberam contatos como esse não passem nenhum dado pessoal, como CPF, endereço ou número do benefício.
Também não devem passar fotos de documentos ou pessoais, nem compartilhar senha de acesso ao Portal Gov.br.
Por fim, mais um alerta: os serviços do INSS são gratuitos. Dessa maneira, não aceite fazer transferências, depósitos ou pagamentos a alguém que utilize o nome da instituição.
Em caso de suspeita de golpe, o INSS orienta bloquear o contato e fazer um boletim de ocorrência.
Reportagem Kadu Fontana