O Hospital de Cataguases divulgou um alerta na última sexta-feira, 10 de fevereiro, nas redes sociais, por meio de uma postagem, informando que familiares de pacientes daquela Santa Casa estariam sendo vítimas de golpes por meio do PIX, o sistema de pagamento instantâneo mais utilizado pelos brasileiros atualmente.
De acordo com o texto, “marginais estão, mais uma vez, usando o nome do Hospital de Cataguases, para aplicar golpes usando da vulnerabilidade emocional de parentes de pacientes internados nesta unidade hospitalar para auferir ganhos financeiros criminosos.” Segundo aquela Santa Casa até a publicação da postagem duas tentativas de golpe teriam sido realizadas, ambas na manhã de sexta-feira, 10.
Continua após a publicidade
O golpe consiste em ligações telefônicas aos familiares de parentes internados no hospital relatando uma piora do quadro clínico do paciente e a necessidade de realização urgente de novos exames. Para isso seria necessário efetuar o pagamento por meio do PIX. O Hospital de Cataguases – explica em sua postagem – não utiliza este procedimento e esclarece: “As informações sobre o estado de saúde dos pacientes são repassadas diretamente ao acompanhante responsável registrado no momento da internação.”
Por fim, em situações como esta, a direção daquela Santa Casa orienta para não fazer nenhum tipo de repasse financeiro e, paralelamente, entrar em contato com o hospital o mais depressa possível para que ele possa alertar os parentes de seus pacientes para que possam tomar as medidas preventivas e até judiciais (se necessário) cabíveis.
Fonte: Site do Marcelo Lopes