Um lobo-guará foi resgatado na manhã desta quarta-feira (12) pela Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA). O animal estava às margens da MG-126, em Mar de Espanha, município distante cerca de 58 quilômetros de Juiz de Fora. Conforme a corporação, ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para os primeiros atendimentos.
O animal foi encontrado assustado e, de acordo com informações divulgadas pela PMMA, estava com enfisema, traumatismo craniano, além de múltiplas lesões e escoriações por todo o corpo. Alguns dos machucados apresentavam sinais de atrito com o asfalto, mas outros eram perfurantes, ou seja, de mordidas de outros animais.
continua após a publicidade
Conforme o comandante do 1º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, tenente Júlio César Almeida, tais lesões dão indícios de caça. “A posse irresponsável de cães domésticos, onde seus tutores praticam a caça predatória, faz com que os cachorros venham atacar esses animais, fazendo com que eles venham para as áreas urbanas, próximas às rodovias, e são atropelados”. Conforme a PMMA, a prática de caça é crime, e pode resultar em multa e prisão, além de lesionar gravemente os animais da fauna silvestre.
Ainda não há informações se o lobo-guará resgatado nesta quarta seria o mesmo que a PMMA procurava desde a última sexta-feira (8). Os indicativos, contudo, é de que não seja o mesmo animal, já que o lobo-guará anterior foi avistado na região do Bairro Náutico, Zona Norte de Juiz de Fora.
Fonte : Tribunas de Minas