O ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), cabo José Maria da Silva Nicodemos, faleceu na quarta-feira (10), às vésperas de completar 100 anos. Nascido em 26 de setembro de 1922, no município de São João Nepomuceno (MG), ele ingressou no Exército em 1942 e era vinculado à 4 Brigada de Infantaria Leve de Montanha, sediada em Juiz de Fora.
A unidade militar divulgou nota de pesar pelo falecimento do cabo Nicodemos, considerado herói de guerra. No texto, o Exército lembrou que, em 22 de setembro de 1944, ele seguiu rumo à Itália na expedição da FEB que combateu o nazifacismo, “escrevendo páginas de glória nos campos de batalha, retornando vitorioso em 17 de setembro de 1945”. “Neste momento de dor, os integrantes da 4 Brigada de Infantaria Leve de Montanha unem-se em orações aos familiares e amigos para que Deus conforte os corações dos que ficam e acolha o nosso valoroso veterano e herói de guerra.”
continua após a publicidade
mostrou que o pracinha, um dos últimos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, enfrentou e também superou a batalha contra a Covid-19 em 2021. No decorrer de 28 dias de internação, ele ainda perdeu a filha de 71 anos para a doença. A alta aconteceu no dia 15 de abril, mesma data da “Batalha de Montese”, na qual o cabo Nicodemos alcançou vitória contra os alemães, no fim da Segunda Guerra, em 1945, na Itália.
Abaixo um pouco da história do cabo Nicodemos quando de seu aniversário pelo memorial da FEB
Fonte : Tribuna de Minas e Memorial da FEB