Após ter sido suspenso em 2021, o pagamento do PIS-PASEP volta a acontecer a partir de janeiro de 2022 para trabalhadores que se enquadram nos critérios do benefício.
Está confirmado o abono referente ao ano-base de 2020 – que deveria ter sido pago no ano passado -. Além disso, há possibilidade de que o benefício para quem trabalhou em 2021 seja pago também este ano. Isso abre possibilidade para trabalhadores receberem pagamento dobrado este ano, ou seja, R$ 2,4 mil.
continua após a publicidade
Conforme decisão do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), o calendário de pagamentos começa em janeiro de 2022 e se estende até junho de 2023.
Porém, o governo ainda não definiu o cronograma de pagamentos do abono salarial de 2022. Porém, há expectativa de que possa ser conforme o mês de aniversário do trabalhador.
Em suma, para ter acesso ao pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, o cidadão precisa se encaixar nos seguintes requisitos:
Vale lembrar que o abono é proporcional à quantidade de meses trabalhados, veja:
O mesmo vale para o ano-base 2021. Neste caso, deve-se somar os valores dos dois anos para saber o total a que tem direito.
Fonte : Mídia Max UOL