A Reportagem do Portal RKF esteve na manhã deste sábado 30 de outubro, na região da Praça da Estação em São João Nepomuceno MG, a pedido de lojistas, motoristas e populares para registrar uma situação que aflige a todos atualmente.
Naquele local, existem 02 estacionamentos transversais: um em frente ao atual Museu Municipal e outro do outro lado da rua em frente a algumas lojas comerciais. O primeiro e destinado a vagas para pessoas idosas ou portadoras de deficiência física que estariam sendo utilizados por qualquer tipo de cidadão. O segundo atualmente é permitido para todo tipo de automóvel.
continua após a publicidade
Segundo os reclamantes, a fiscalização no local existe, realizada pelo CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública, porém não e constante ou diária, o que tem ocasionado a alguns proprietários de veículos, a estacionarem de manhã e só os retirarem do local á noite. Há relatos ainda de veículos que ficam ali por dias, ou seja, o proprietário viaja e só retira o veículo do local quando retorna.
Em frente aos estabelecimentos comerciais, a reclamação dos lojistas é de que os clientes não conseguem vaga para estacionar e com isso a venda cai de forma acentuada. Até mesmo a carga e descarga de mercadorias está prejudicada. O proprietário de uma loja de materiais de construção, informou que ás vezes o cliente entra para comprar mas desiste da compra pois não consegue achar uma vaga nas proximidades.
Por fim , os motoristas que descem a Rua Govenador Valadares para acessar aquela área , quando se aproximam da esquina, muitas vezes têm a visão prejudicada , pois na última vaga algum carro de maior porte está estacionado. Vários motoristas relataram que por pouco ainda não aconteceu um acidente grave naquele local.
O jornalista Kadu Fontana esteve no local e reportou ao vivo juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores Léo da Mercearia que se posicionou diante da situação.
continua após a publicidade
O diretor do DEMUUTS Departamento Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança de São João Nepomuceno, Pedro Cândido Parreiras, por telefone, justificou sua ausência devido a compromissos previamente assumidos, mas informou que a questão é pertinente e ele aguarda a confecção e entrega de placas de sinalização que tornarão aquela área, estacionamento rotativo de 30 minutos. Quanto á esquina, ele salientou que sua intenção é de que somente veículos de passeio, ou seja de menor porte sejam permitidos estacionar no local, o que irá propiciar uma visão mais ampla dos condutores que descem a Rua Governador Valadares. A fiscalização será segundo ele, intensificada tanto ali quanto em outras áreas consideradas mais críticas na cidade.
Após a publicação o diretor de trânsito entrou em contato com a redação e informou: “Gostaria de esclarecer que já recebemos a sinalização! Iremos implementar a instalação a partir da próxima semana.
A maioria das vias de circulação da parte central da cidade, será beneficiada com estacionamento rotativo ( para os automóveis será: 30 minutos com o pisca alerta ligado, durante o horário comercial)
Essas e outras mudanças irão beneficiar o comércio.
Contamos com a colaboração de todos, pois o nosso objetivo é fazer um trânsito mais seguro e que atenda a princípios democráticos de uso do espaço público”.
Assista abaixo na íntegra a reportagem :
https://www.facebook.com/programashowdebolacomkadu/videos/583688109558750/?__cft__[0]=AZVpaWT2VQb0v8DGFFLV1AqIf6TOOhy_70Y_nLdTgU1cGyd-QRFGZji1-bNfP0LTKs16b617A6v0tJsYqcih_CsqKiEXiNBZ89OVnbSxwLxkW9vTp7V-JUphoPwn1Ctc5aRJRJJqe_LBg04iSAIoU0TRniNJPgZAfs-X5vjSHsduQGmea0dRz10d4805ymtSS_M&__tn__=%2CO%2CP-R
Reportagem Kadu Fontana