Na semana de 3 a 8 de outubro, 100 escolas de todo o mundo apresentarão suas metodologias e projetos na Semana Mundial da Educação, uma iniciativa da organização global T4 Education, que conta com apoio da Fundação Lemann, The LEGO Foundation e Templeton World Charity Foundation.
Com um número expressivo de representantes e projetos relevantes, cinco escolas públicas brasileiras foram escolhidas para compartilhar suas iniciativas: Escola Municipal do Gravatá, de Gravatá (PE); Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, de Curitiba (PR); Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, de Paulista (PE); Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, de Piacatuba- distrito de Leopoldina (MG); e Escola Municipal Presidente Affonso Penna, de Novo Hamburgo (RS).
Os responsáveis pelos projetos são apoiados pela Conectando Saberes, uma rede criada em 2015 para aproximar e conectar educadores de todo o Brasil, iniciativa da Fundação Lemann. Hoje, são mais de 900 professores em 89 núcleos nas cinco regiões do país. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser realizadas no site da EventBrite. O evento será transmitido em inglês com legendas automatizadas ao vivo.
continua após a publicidade
A Semana Mundial da Educação é uma oportunidade para trocar experiências bem-sucedidas na educação, entre escolas e organizações que estão inovando e criando impacto no mundo. O tema deste ano é Comemoração Escolar, que reúne projetos e resultados apresentados por 100 escolas e 20 organizações de educação.
“Ter escolas públicas representando nosso país em um festival internacional mostra o quanto temos espaço para reconhecer mais práticas que envolvam toda comunidade escolar, garantam reconhecimento do corpo docente e inspirem mais alunos a uma educação participativa. A melhoria da educação anda de mãos dadas com as boas práticas e reconhecimento docente, e eventos como este promovem visibilidade para isto”, afirma Paolla Vieira Lima, diretora da Conectando Saberes.
MEU MUNDO BRINCANTE EM CASA
Com a pandemia, a Escola Municipal do Gravatá, em Gravatá (PE), passou a utilizar o recurso do brincar para garantir a aprendizagem dos alunos. A iniciativa “Meu Mundo Brincante em Casa” busca promover interações e brincadeiras no ambiente familiar condizentes com o desenvolvimento das crianças, bem como propiciar momentos de diálogo com escuta sensível para fortalecer os vínculos afetivos e incentivar a participação das famílias no processo de ensino e aprendizagem.
Data do evento: 05/10/2021, terça-feira
Horário: 12h às 13h (horário de Brasília)
BOSQUE DO FUTURO
No projeto “Bosque do Futuro”, os alunos de tempo integral da Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, em Curitiba (PR), se mobilizaram para uma pesquisa de campo na floresta localizada nas proximidades da escola. Foram detectados problemas ambientais, como depósito de lixo, esgoto e uso indevido do solo. A partir dessa análise, os estudantes desenvolveram um protótipo de solução usando a abordagem da Aprendizagem Criativa, construindo uma maquete com trilhas ecológicas, quiosque literário, academia ao ar livre, área de lazer com brinquedos, entre outros espaços. O projeto de revitalização está em implementação.
Data do evento: 05/10/2021, terça-feira
Horário: 11h às 12h (horário de Brasília)
FUJA DA FAKE, FOQUE NO FATO
O projeto foi criado para desenvolver nos alunos um comportamento mais crítico e cauteloso na internet, com o objetivo de coibir a propagação de fake news. As atividades foram implementadas na Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, em Paulista (PE), de forma totalmente remota por conta da pandemia da Covid-19. Durante as tarefas, os estudantes participam de jogos e competições entre equipes para engajá-los na aprendizagem.
Data do evento: 06/10/2021, quarta-feira
Horário: 11h às 12h (horário de Brasília)
ESCOLA FECHADA: EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO
O fechamento das escolas e o isolamento social por conta da crise sanitária fizeram com que a equipe da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, em Piacatuba (MG), tivesse de pensar em uma solução para os estudantes com dificuldade de acesso à internet. A saída foi imprimir o conteúdo pedagógico e as planilhas de atividades e levá-los na casa de cada aluno, em uma abordagem democrática. Com essa iniciativa, os professores aproveitam a oportunidade para estreitar os laços com a comunidade, as famílias e as crianças, além de aprofundar suas experiências no território.
Data do evento: 07/10/2021, quinta-feira
Horário: 16h às 17h (horário de Brasília)
CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA
Na Escola Municipal Pres. Affonso Penna, em Novo Hamburgo (RS), gestores escolares, professores, secretaria de educação e famílias se uniram para construir de forma colaborativa a solução para o fechamento das escolas na pandemia. A aprendizagem à distância começou com contato via Facebook, passando pelos grupos do WhatsApp e, por fim, o uso da plataforma Google for Education. A iniciativa de usar recursos tecnológicos no ensino continua sendo pesquisada e aprimorada pela equipe de educadores.
Data do evento: 06/10/2021, quarta-feira
Horário: 13h às 14h (horário de Brasília)
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.
Saiba mais em: fundacaolemann.org.br .
Fonte: Analítica Comunicação / Jornal O Vigilante Online