No início da tarde desta terça-feira, 24 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora foi acionado para atendimento de uma ocorrência de parto emergencial em local de difícil acesso. Segundo o tenente Rafael Barros, do Corpo de Bombeiros, o marido da mulher foi até o quartel, pediu ajuda dos militares e contou que a esposa estava em trabalho de parto.
A equipe de salvamento do PEMAD Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres ao chegar no local pôde constatar que se tratava de uma parturiente moradora de rua, que havia acabado de dar a luz a um bebê do sexo feminino, e ainda em período expulsivo de parto, havia um segundo bebê do sexo masculino.
Os militares do Corpo de Bombeiros prontamente iniciaram o atendimento à parturiente seguindo os protocolos vigentes de trabalho de parto emergencial. Inicialmente os bebês não apresentavam tônus muscular e nem respiração estável. Usando materiais e equipamentos adequados de auxílio ao parto, os bombeiros realizaram o clampeamento do cordão umbilical e procederam à liberação das vias aéreas e manobras de desobstrução das mesmas, até que ambos os bebes se estabilizassem.
continua após a publicidade
De acordo com informações dos Bombeiros, o parto foi prematuro de 7 meses, sendo realizado por uma equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que foi até o local com uma Unidade de Transporte Avançado do SAMU, e assistência dos militares. Mãe e bebês foram socorridos para a Santa Casa de Misericórdia em Juiz de Fora.
A unidade de transporte básico do SAMU também compareceu ao local. O fato aconteceu embaixo da Ponte Elson Duarte, mais conhecida como “Ponte do Ladeira”, na Avenida Brasil em Juiz de Fora.
Fotos: CBMMG divulgação
Reportagem Kadu Fontana