Em dezembro de 2018 a Copasa assumiu a operação do sistema de abastecimento de água dos distritos de Carlos Alves, Ituí, Taruaçu e Roça Grande, no município de São João Nepomuceno.
Desde então, a empresa é a responsável pela captação, tratamento, controle de qualidade, reservação, distribuição da água, além de todas as manutenções em redes e ligações, e disponibilização de equipamentos para garantir que a água tratada chegue aos imóveis.
Para isso, a Copasa investiu mais de meio milhão de reais na perfuração de poços profundos, serviços de ampliação e melhorias no sistema de abastecimento, materiais e equipamentos, padronização e hidrometração de ligações.
E, para manter toda essa estrutura funcionando, a Copasa deu início, em junho deste ano, ao novo faturamento do serviço de abastecimento de água onde as faturas passam a contemplar o valor da tarifa fixa (referente à infraestrutura para a disponibilização do serviço de abastecimento de água) mais a tarifa variável (referente ao volume de água consumido, medido pelo hidrômetro). Como em todos os municípios onde a empresa atua, a cobrança segue uma tabela de tarifas estabelecida pela Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário
do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG).
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Como o novo faturamento está diretamente ligado ao consumo de água em cada imóvel, a Copasa reforça a importância do uso consciente da água e orienta aos seus clientes que adotem medidas simples no dia a dia para garantir a economia de água, como por exemplo:
– Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça,
mantenha a torneira fechada. Abra apenas na hora de enxaguar.
– Usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e a vassoura para limpar a calçada.
– Juntar a roupa suja e lavar somente duas vezes por semana.
– Prestar atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água!
– Regar jardins e plantas antes das 10h e após as 16h. Em períodos mais frescos, a água demora mais tempo para evaporar.
– No caso de imóveis com piscina, a manter coberta quando não estiver usando. Assim evita-se a evaporação da água e a preserva limpa por mais tempo, o que diminui a necessidade de trocar a água.
A Copasa entende que é normal que alguns questionamentos sobre os valores da fatura surjam nesse momento. Diante disso, a Companhia orienta aos clientes que tiverem alguma dúvida em relação à cobrança que informem por meio dos canais de relacionamento: telefone 115 ou 0800 300 115; aplicativo Copasa Digital ou no site www.copasa.com.br para que a empresa possa apurar a situação e adotar as medidas cabíveis.
Além disso, a Copasa esclarece que vazamentos internos também podem provocar o aumento do consumo de água e, consequentemente, da fatura. Por isso, a Companhia solicita aos clientes que façam uma verificação nas instalações dos imóveis e, caso identifiquem e solucionem o vazamento, que apresentem as evidências para a possível retificação das faturas.
NOTA DA REDAÇÃO : Nos últimos dias VÁRIAS RECLAMAÇÕES CHEGARAM AO PORTAL RKF de moradores principalmente de Roça Grande, onde faturas no valor de mais de R$ 2 mil ou R$ 3 mil foram entregues pela CIA.
Foto: ilustrativa
Fonte : Assessoria de Imprensa Copasa