Por meio de uma denúncia via Disque Denúncia Unificado (181), o 1º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu uma arara-canindé em cativeiro nesta quarta-feira (16), em Rio Novo, município localizado a cerca de 57 quilômetros de Juiz de Fora. O animal estava em uma residência localizada na região central da cidade. Conforme a PM, a espécie corre o risco de extinção.
continua após a publicidade
Segundo o comandante do pelotão de Meio Ambiente, tenente Júlio César de Almeida, um homem de 59 anos era o responsável pelo animal e não tinha autorização para manter a ave presa. Ele recebeu um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e vai precisar comparecer à Justiça para explicar a situação.
Além disso, o autor terá que pagar uma multa no valor de R$ 13.600. A arara será encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde deve passar por reabilitação e ser devolvida à natureza.
Foto: PMMAmb
Fonte Tribuna de Minas
1 Comment
Quantos anos vive uma Arara-canindé em cativeiro?
80 anos
Reprodução: Nidificam entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, pondo 2 ovos
, que são incubados por 24-26 dias. Expectativa de Vida em Cati
veiro: Aproximadamente 50 a 80 anos.