Uma falha na rede elétrica que alimenta a Central de Vacina de Matias Barbosa, na madrugada desta quinta-feira (3), pode ter inutilizado 1.326 doses de vacinas contra a Covid-19. Conforme o Departamento de Saúde de Matias Barbosa, o problema comprometeu o funcionamento das câmaras de armazenamento, que ficam na Policlínica e armazenavam as vacinas contra coronavírus e demais imunizantes no momento do ocorrido.
continua após a publicidade
De acordo com comunicado da Prefeitura, entre as doses de vacina contra a Covid-19 afetadas, 502 são destinadas à primeira dose e 824 são para segunda dose. A Vigilância Epidemiológica do município “aguarda novas orientações da SRS-JF”, de acordo com nota enviada via assessoria.
Após a falha, a Administração acionou a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora e encaminhou os imunizantes para análise. O objetivo é verificar se as vacinas foram comprometidas. Em nota, a Superintendência explicou que “foi informada da situação e os procedimentos para investigação de imunológicos sob suspeita foram tomados”. A Regional não informou prazo para os resultados que indicarão se as doses foram ou não perdidas.
A Polícia Militar (PM) e a perícia da Polícia Civil foram acionadas para registrar e apurar o ocorrido. O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber se haverá investigação do caso, mas não obteve respostas até a última atualização desta matéria.
A reportagem também procurou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para saber se o problema teria sido no fornecimento de energia por parte da empresa. A Companhia informou que não há registro de falta de energia por parte da Cemig para o endereço.
Foto : Ilustrativa redes sociais
Fonte : G1 Zona da Mata