São João Nepomuceno irão para a onda roxa do Programa Minas Consciente. Reunião com o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais com prefeitos e secretários municipais de saúde dos 94 municípios da macro sudeste e Ministério Público, que terminou pouco depois da 21 horas desta quinta-feira, 11 de março, definiu que a partir do próximo sábado, 13, estas cidades estarão na onda mais restritiva daquele programa de enfrentamento a Covid-19. A principal razão para isso ocorrer é a situação dos hospitais da região, muitos deles em colapso e os demais em situação de alerta.
continua após a publicidade
Nessa fase só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio dos municípios e da Polícia Militar.
São considerados serviços essenciais:
– Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
– Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
– Bancos;
– Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
– Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
– Manutenção de equipamentos e veículos;
– Construção civil;
– Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
– Lavanderias;
– Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
– Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)
As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; e realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
Nas regiões de São João Nepomuceno/Bicas e Leopoldina/Cataguases as cidades abaixo passarão para a onda roxa.
São João Nepomuceno, Bicas, Descoberto Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas, Senador Cortes, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Recreio e Santana de Cataguases.
Na região de Juiz de Fora , além da cidade, Rio Novo, Goianá, Piau e Coronel Pacheco dentre outras também estão na lista.
Fontes : Tribuna de Minas e Agência Minas
1 Comment
Bom assim estes prefeitos e secretários estão achando que irão realizar tudo isto .Aguardem que vcs terão surpresas, pois o direito liquido e certo de deslocamento dentro de nosso país não pode ser cerceado, isto é constitucional. E mais isto tudo é simplesmente politica suja para tentar desestabilizar o governo federal. E quero que cada cidade repasse fielmente todas as pessoas que estão com covid ocupando um leito hospitalar .Isto está sendo pedido em Juízo e terão que provar que estão doentes.