Nesta terça-feira dia 02 de março, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais por meio dos comandos operacionais, iniciou a operação Alerta Verde. As atividades preventivas a serem realizadas durante o período pré-estiagem, têm o intuito de minimizar os impactos dos incêndios em lotes vazios a partir da orientação a população.
continua após a publicidade
A ação segue as diretrizes estabelecidas no plano de enfrentamento ao período de estiagem do 3º Comando Operacional de Bombeiros. De acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres, (1991 a 2012) os incêndios florestais são desastres naturais relacionados à intensa redução das precipitações hídricas.
A operação busca também fortalecer a integração com as prefeituras, por intermédio da Defesa Civil e demais secretarias para desenvolvimento do trabalho, relativo á fiscalização dos lotes vagos.
Segundo dados estatísticos do CBMMG, os incêndios em vegetação todos os anos são alvos de ações preventivas, sendo o fogo em lote vago e pasto, a principal ocorrência registrada na região.
Historicamente no período entre abril a setembro, a baixa umidade relativa do ar e a falta de chuvas no estado elevam a incidência de propagação rápida de incêndios florestais, daí a necessidade de reações para evitá-la.
Fonte : Tribuna de Minas e CBMMG