Janeiro é mês de férias escolares e a prática de soltar pipa, neste período, é comum, o que aumentou devido ao isolamento social, tornando uma distração constante. Desde o início da pandemia, a Energisa passou a registrar aumento nas ocorrências relacionadas a pipa na rede elétrica. Uma brincadeira que pode trazer sérios problemas para a população como acidentes graves, até mesmo fatais, além de ocasionar danos à rede elétrica, prejudicando diretamente o fornecimento de energia para milhares de pessoas.
continua após a publicidade
Os números revelam um aumento em mais de 200% nas ocorrências registradas pela Energisa Minas Gerais em 2020, se comparado ao ano anterior. Em 2019, foram 36 ocorrências por pipa na rede, enquanto em 2020 essa quantidade subiu para 115, comprometendo o fornecimento de mais de 35 mil clientes.
“Felizmente, nenhum acidente de choque elétrico foi registrado até o momento, mas o risco é iminente. Caso a pipa, fique presa aos cabos de energia nunca tente retirá-la. E lembre-se o ideal é soltar pipa em locais abertos e afastados da rede de energia elétrica”, reforça o gerente de Operações da Energisa Minas Gerais, Anderson Rabelo Rosa.
Por isso, preocupada com a segurança da população, a Energisa preparou algumas orientações importantes:
Energisa vai em campo orientar população
Preocupada com a segurança dos seus clientes, colaboradores da Energisa realizam trabalho diretamente em campo para orientar a população sobre os riscos e perigos de soltar pipa próximo da rede elétrica. Além das orientações, eles também anotam pontos contendo pipas entrelaçadas ou outros indícios de danos na rede nos locais visitados para futuras manutenções corretivas.
A orientação sobre a forma correta e os riscos de soltar pipa perto da rede elétrica também chegou a várias escolas em 2020, por meio de um vídeo que a Energisa divulgou nas redes sociais e que passou a ser compartilhado também nas instituições de ensino. Clique aqui e assista ao vídeo.
Fonte : Comunicação Social Energisa