Por volta de 13h30 desta quarta-feira 20 de janeiro, aconteceu a chegada do 1º lote de vacina contra a covid-19 no município de São João Nepomuceno. A chegada ocorreu no prédio da antiga estação ferroviária da cidade. Logo em seguida aconteceu um evento fechado com transmissão pela imprensa com a palavra do Prefeito Ernandes José da Silva, da chefe da administração da Policlínica, enfermeira Sulamita C. Soares e do secretário Municipal de Saúde Edison de Souza .
continua após a publicidade
A chegada do lote contendo 163 vacinas ao local, contou com apoio da Polícia Militar com o comandante da 136 ª CIA de PM, capitão Luís Eduardo Quirino Sobreira e do Soldado Nunes, da Defesa Civil de São João Nepomuceno e do CONSEP.
De acordo com o prefeito , no primeiro momento ,163 pessoas dentro do quadro de prioridade estabelecido pelo Ministério da Saúde terão prioridade na ordem de vacinação. Sulamita disse que a vacinação neste primeiro momento será domiciliar, sendo que depois de 15 dias , a pessoa vacinada receberá a segunda dose que está já reservada na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora. Espera-se que mais breve possível um segundo lote seja disponibilizado pelo Governo Federal.
A primeira pessoa vacinada foi a senhora Dauta Philomena Vital, de 88 anos, nascida em 18 de março de 1932, interna do Lar Ambrosina de Mattos há seis anos. Dona Dauta foi a primeira mulher eleita vereadora na cidade de São João Nepomuceno. Muito emocionada , ela entrou no recinto numa cadeira de rodas, e quase não conseguiu falar mas deixou sua mensagem de esperança e otimismo para todos. O evento foi transmitido pelo Portal RKF e outros órgãos de imprensa da cidade.
Além dos citados, estiveram presentes representantes da administração municipal, da área de Saúde e o Procurador Geral do Município Dr. Michel Alves de Souza.
Assistam abaixo a transmissão em duas partes da histórica chegada da vacina contra o coronavírus em São João Nepomuceno. A locução do cerimonial ficou a cargo do comunicador Luís Carlos Dutra.
1ª parte