Nesta quarta-feira 07 de outubro , por volta das 12h, durante fiscalização de rotina no km 707 da BR 116, no município de Muriaé/MG, a PRF abordou um automóvel GM/Corsa Milenium, com placas de São Paulo/SP, ocupado por dois homens. Durante a fiscalização, foram encontrados 76 filhotes de papagaios, da espécie papagaio-verdadeiro, transportados em duas caixas plásticas, dentro do porta-malas do veículo, sem a ventilação adequada.
Haviam 119 filhotes de jabuti, da espécie jabuti-piranga, e 2 filhotes de cágado, da espécie cágado-tigre d’água, transportados dentro de sacos de farelo fechados, sem ventilação, no interior do automóvel. Os homens informaram que adquiriram os animais na cidade de Feira de Santana/BA. Relataram que compraram cada papagaio por R$ 15,00 e cada jabuti e cágado por R$ 50,00.
Informaram também que revenderiam os animais na cidade de Resende/RJ. Durante os procedimentos de identificação veicular, verificou-se que o citado veículo possuía sinais de adulteração no NIV (chassi) e constatou-se que o automóvel foi roubado em São Paulo/SP, no dia 21/02/2020.
Um dos envolvidos, de 40 anos de idade, possui 3 outras ocorrências lavradas pela PRF pelo mesmo crime, capitulado no artigo 29 da Lei 9605/98, tendo sido a última em 20/07/2020, em Leopoldina quando foi flagrado transportando 1.459 jabutis.
Dessa forma, os autores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Muriaé. Os animais foram recolhidos pelo IBAMA de Juiz de Fora/MG. O veículo foi recolhido ao pátio credenciado.
Fonte e fotos : PRF